Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Manu Gavassi faz exercício de forma errada no BBB: quais são os riscos?

Repordução Instagram/@manugavassi
Imagem: Repordução Instagram/@manugavassi

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

24/01/2020 15h02

A academia do BBB 20 abriu ontem (24) e os brothers e sisters já foram aproveitar a chance de exercitar os músculos e queimar calorias. Na internet, o treino da cantora Manu Gavassi deu o que falar: os internautas apontaram a execução estranha de um exercício semelhante à rotação de tronco na polia.

Muitas pessoas acreditam que a rotação de tronco ajuda a afinar a cintura, mas, na verdade, o exercício trabalha os músculos transversos abdominais e necessita uma boa estabilização do core para ser realizado corretamente.

Apesar de ser normal cometer erros quando não há a orientação de um profissional de educação física acompanhando os movimentos, realizá-los de forma incorreta pode trazer prejuízos.

"Não é possível ter certeza sobre qual é o exercício que ela está executando, mas, se for uma tentativa de rotação de tronco, o quadril dela está girando excessivamente, tirando a contração necessária dos músculos e aumentando a chance de torção ou tensão exagerada nas vértebras da coluna vertebral", explica Marcos Ferreira, especialista em treino de força pela USP (Universidade de São Paulo) e influenciador técnico do grupo Bio Ritmo.

O professor Givanildo Holanda Matias, Conselheiro da SBPT (Sociedade Brasileira de Personal Trainers) também indica que, no vídeo, a função do aparelho não está sendo utilizada em máxima eficiência. "Para que a tensão do cabo da polia seja maior e a dificuldade aumentada, o corpo deveria estar um pouco mais longe do aparelho."

Em geral, o treinador da Bio Ritmo aponta que os riscos de não ter a execução correta em exercícios podem acarretar em estiramentos musculares, lesões musculares e articulares (como tendinite e epicondilite) e torções. Por isso, o indicado é sempre treinar com acompanhamento profissional, ou, pelo menos, aprender o movimento com um professor antes de praticá-lo pela primeira vez.

Como realizar a rotação de tronco de forma correta

Para realizar o exercício sem riscos, os pés devem estar fixos ao chão, pernas e quadril estabilizados, joelhos levemente flexionados e os braços estendidos a frente do corpo. A cabeça deve acompanhar a rotação do tronco.

Caso não consiga estabilizar o quadril e as pernas, os alunos podem começar a praticar o exercício em isometria (com a tensão da posição final do exercício, mas sem os movimentos), fazer movimentos mais curtos ou até sentar em um banco.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita