PUBLICIDADE

Topo

Dieta mediterrânea e paleolítica podem ajudar na perda de peso, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/01/2020 20h40

Um novo estudo publicado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que seguir as dietas mediterrâneas, paleolíticas e o jejum intermitente pode melhorar a saúde e ainda ajudar na perda de peso. Os resultados foram publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition.

De acordo com Melyssa Roy, uma das autoras do estudo, embora a quantidade de perda de peso tenha sido modesta, houve uma melhora na pressão sanguínea dos participantes.

O objetivo da pesquisa foi analisar a eficácia de todas as três dietas em uma rotina real, na qual os participantes conseguissem seguir sem o apoio de um nutricionista.

Roy Afirma que os resultados mostraram que, para algumas pessoas, o jejum intermitente ou a dieta paleolítica podem ser maneiras saudáveis e benéficas de comer.

Como o estudo foi feito

  • Os participantes receberam orientações alimentares no início e depois continuaram com suas dietas no dia a dia.
  • Cerca de metade dos participantes continuava seguindo suas dietas depois de um ano e apresentaram resultados positivos na saúde.
  • Para fazer o teste, cerca de 54% dos participantes escolheram seguir o jejum intermitente, 27% seguir a dieta mediterrânea e 18% a paleolítica.
  • Após um ano, a dieta mediterrânea foi a que teve a melhor taxa de retenção, com 57% dos participantes a seguindo.
  • Depois desse período, a perda de peso foi de 4 kg em média, para aqueles que escolheram o jejum intermitente, 2,8 kg na dieta mediterrânea e 1,8 kg na paleolítica.
  • Além da perda de peso, foi observado uma redução da pressão arterial, além de redução nos níveis de açúcar.

Os pesquisadores afirmaram que o sucesso do estudo se deu por causa do modelo sustentável de dieta.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado, os participantes do estudo que escolheram a dieta mediterrânea perderam 2,8 kg, não 28 kg. A informação já foi corrigida.