Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Após perder mais de 45kg, Boninho faz abdominoplastia; quem pode realizar?

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

17/01/2020 11h57

Passados três anos desde o dia de sua cirurgia bariátrica, o diretor de TV Boninho já soma mais de 45 quilos eliminados.

Apesar de praticar musculação, o paulistano contou, em seu Instagram, que as sobras de pele ainda persistiam, e, por isso, decidiu apostar em um novo procedimento, a abdominoplastia.

Quem deve fazer abdominoplastia?

A cirurgia funciona para remover os excessos de pele é indicada aos pacientes que emagrecem muito, por bariátrica ou naturalmente, e acabam ficando com sobras de tecido em locais como o abdome, seios, braços, coxas e até no rosto.

O excesso acontece porque, quando a pessoa engorda, a pele estica para cobrir a área corporal que aumentou com o acúmulo de gordura. Só que, ao emagrecer, a pele não se retrai da mesma maneira, ficando flácida. Dependendo da idade, hábitos e genética da pessoa, as sobras podem não ser relevantes mesmo após perder muitos quilos.

Além da preocupação estética, que pode afetar a autoestima, essas sobras podem complicar a higienização do corpo e provocar dificuldades para andar, infecções e dermatites.

O cirurgião plástico é o responsável por realizar a operação. Dependendo da condição de saúde do paciente, é possível realizar algumas cirurgias ao mesmo tempo, como a retirada de pele da barriga junto com a das mamas. No entanto, por conta de questões de segurança, muitos optam por fazer uma cirurgia de cada vez.

Hábitos que auxiliam a reduzir a flacidez da pele

  • Fazer musculação;
  • Hidratar-se bem ao longo do dia para manter a pele saudável, firme e elástica;
  • Alimentar-se de maneira saudável, priorizando o consumo adequado de nutrientes que estimulam a produção de colágeno e são benéficos para a pele, como vitamina C, E e D, proteínas e cálcio;
  • Realizar massagens e procedimentos dermatológicos que estimulam a produção natural de colágeno estão entre as táticas que contribuem para evitar sobras de tecido.
Fontes: Paola Machado, colunista do VivaBem, educadora física e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que desenvolve trabalhos científicos sobre obesidade; e Flávio Henrique Mendes, cirurgião plástico e regente do capítulo de Cirurgia Plástica Pós-bariátrica da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), consultado em reportagem publicada em 20 de abril.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita