PUBLICIDADE

Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Está sofrendo com nariz entupido? 5 alimentos que combatem congestão nasal

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

10/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • A congestão nasal, conhecida também como nariz entupido, é um sintoma de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares
  • O congestionamento nasal acontece devido a um inchaço na mucosa deixando o nariz obstruído internamente
  • O sintoma costuma vir acompanhado de acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração
  • Gengibre, abacaxi, canja de galinha, alho e cebola são alimentos indicados para diminuir a congestão nasal
  • Para não piorar o sintoma, a recomendação é consumir com moderação alimentos como as bebidas alcoólicas e os alimentos industrializados

A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.

O nariz entupido também pode surgir por causa de fatores externos como exposição à poluição, mudanças climáticas bruscas ou traumatismo. Além disso, em alguns casos, a obstrução nasal ocorre devido a alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo. Esse sintoma desagradável pode vir acompanhado de um acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.

Na maioria dos casos, a congestão nasal é apenas um incômodo passageiro, que melhora rapidamente. Mas, se o desconforto persistir por semanas ou a pessoa ainda sentir dor na face, muita secreção, tosse, febre alta ou sangramento, é importante procurar um médico para averiguar se não é uma doença mais grave que precisa de tratamento.

Uma forma de amenizar a congestão nasal é escolher os alimentos adequados. Alguns contribuem para descongestionar as vias aéreas, enquanto outros causam a vasodilatação, aumentam a produção de muco, dão coceiras, espirros e falta de ar, piorando ainda mais o sintoma.

A seguir, indicamos quais alimentos podem diminuir a congestão nasal e quais devem ser evitados ou consumidos com bastante moderação. A lista foi elaborada com ajuda de Hugo Fraga Barbosa Leite, otorrinolaringologista e professor da disciplina de Otorrinolaringologia da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Marcelo Mello, otorrinolaringologista do Hospital CEMA; Karla Palma Portes, otorrinolaringologista e coordenadora do curso de Medicina da Uninove (Campus - Mauá) e Clarice Naya Loures, otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz.

Coloque no prato

iStock
Imagem: iStock

Grãos e sementes
Castanhas, sementes de linhaça e de girassol contêm flavonoides. Essa substância tem efeito anti-inflamatório e é também emoliente, ou seja, ajuda a amolecer as mucosas e contribui para diminuir a sensação de entupimento nasal.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Canja de galinha
A canja de galinha possui o aminoácido cisteína, que atua como anti-inflamatório e acelera a fluidificação do muco aliviando a congestão nasal. Além disso, o vapor das sopas e as altas temperaturas aquecem e umidificam a mucosa nasal, levando a uma resposta fisiológica do corpo, com consequente descongestionamento do nariz.

iStock
Imagem: iStock

Alho e cebola
Esses alimentos que são usados como temperos contêm substâncias que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre devido a um componente chamado alicina que ajuda a diluir o muco e bloqueia as vias respiratórias e também reduz a inflamação da cavidade nasal.

iStock
Imagem: iStock

Abacaxi
O abacaxi possui bromelina, uma substância que reduz a inflamação e diminui a congestão das vias nasais. Além disso, o abacaxi possui bastante água, o que ajuda na hidratação e vitamina C, o que combate inflamações. Lembrando que a bromelina encontra-se principalmente no miolo da fruta.

iStock
Imagem: iStock

Gengibre
O consumo de gengibre diminui o sintoma devido as suas propriedades descongestionantes, que ajudam a limpar as vias respiratórias. Contém também substâncias anti-inflamatórias e por essa razão é um alimento que combate gripes e resfriados e alivia a congestão nasal causada por esses problemas de saúde.

Melhor evitar

iStock
Imagem: iStock

Bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas causa vasodilatação e obstrução nasal. A mucosa nasal é repleta de vasos sanguíneos, cuja função é aquecer o ar. Se esses vasos são dilatados, o nariz entope. É muito comum algumas pessoas se queixarem de nariz entupido após as bebidas alcoólicas, sobretudo após tomar vinho. E também há pessoas que são alérgicas a alguns componentes de algumas bebidas, como cerveja e vinho, o que aumenta ainda mais o desconforto nasal.

iStock
Imagem: iStock

Alimentos industrializados
Consumir fast-food, enlatados e embutidos pode piorar os quadros alérgicos e causar a congestão, pois esses alimentos contêm nitritos, sulfitos, conservantes e corantes. Esses componentes pioram os quadros alérgicos e os problemas respiratórios. Por isso, é importante consumir com moderação.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

O poder dos alimentos