Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ela descobriu a presbiopia ao escrever cartões de Natal para a família

Dona Dulce escreve cartão de Natal - Elcio Padovez/UOL
Dona Dulce escreve cartão de Natal Imagem: Elcio Padovez/UOL

Elcio Padovez

Colaboração para o VivaBem

23/12/2019 04h00

A dona de casa Dulce Mary Ghigonetto adorava o mês de dezembro, pois era quando se dedicava a escrever os cartões de Natal para a família e os amigos. Quando tinha 43 anos, uma dessas sessões denunciou que sua visão de perto não estava boa.

Para escrever ou ler algo, era preciso afastar a cabeça. "Estava de férias quando isso aconteceu e um amigo foi até a farmácia e me trouxe um óculos. No início, resolveu. Mas só um ano depois, ao visitar um oftalmologista, passei a usar óculos para perto com o grau correto", relembra.

Mesmo assim, a visão piorava com os anos e a produção de cada cartão de Natal era um problema. De um óculos para perto, Dulce passou para um modelo multifocal, pois a visão de longe também estava comprometida e embaçava com frequência. Não dava mais para dirigir e até mesmo ler o jornal, atividades da rotina da moradora de Santos, no litoral paulista. Ao voltar ao médico, recebeu o diagnóstico: aquele princípio de catarata era presbiopia.

Cirurgia, recuperação e WhatsApp

Aos 67 anos, operou os dois olhos. "Tinha medo de uma cirurgia na vista, mas isso é uma bobagem. É uma intervenção simples, mas você precisa estar com a saúde em dia, sem problemas cardíacos", afirma a dona de casa. O marido de Dulce, por exemplo, que está com catarata, não vai poder operar por conta de um cateterismo.

Hoje, aos 74 anos, ela enxerga perfeitamente bem, e como ela mesma diz, consegue pôr uma linha numa agulha tranquilamente. Não usa mais óculos e leva uma vida independente.

O único cuidado que toma é em relação à luz. "O médico me disse que uma pessoa que opera da catarata precisa de bastante iluminação, especialmente à noite. De dia, eu aproveito a claridade e deixo as janelas abertas. Quando escurece, ligo o abajur do lado da poltrona para ler e fazer palavras cruzadas. Isso traz maior conforto", conta.

Dulce também se rendeu à tecnologia e parou de escrever cartões físicos de Natal. Avó de três netas (Giulia, 23, Victoria, 19 e Allegra, 7) ela se comunica com elas via WhatsApp. "Meus desejos de Feliz Natal têm sido mais digitais".

Dulce no Natal de 2018 com a família - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Dulce no Natal de 2018 com a família
Imagem: Arquivo pessoal

Entenda a presbiopia

É uma doença evolutiva e varia de acordo com o envelhecimento de cada pessoa. A presbiopia se desenvolve no músculo que regula o cristalino do olho e, com o tempo, o enfraquece e dificulta a visão de perto.

Este sintoma inicial é popularmente conhecido como "vista cansada". Outro sintoma é a perda de qualidade da visão para longe. O não cuidado do envelhecimento do cristalino pode evoluir para a catarata.

A forma mais comum de tratamento é o uso de óculos para perto. Se a pessoa tiver visão ruim para longe também, recomenda-se um óculos multifocal.

A opção por operar é só no caso de a lente do olho (cristalino) estar prejudicada. E cuidado com a automedicação, como comprar um óculos de grau por conta. Pode resolver por um tempo, mas não é indicado e representa um perigo a médio e longo prazo. A prescrição adequada é fundamental para o diagnóstico e tratamento correto.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita

Fonte: Ricardo Nosé, médico doutor em oftalmologia e especialista em doenças externas e córneas pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).