PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Xixi masculino espirra por toda parte; contato com a urina causa doenças?

Pesquisa de empresa de louças de banheiro inglesa mostrou que ao fazer xixi em pé a urina espirra no chão e até na parede do banheiro - iStock
Pesquisa de empresa de louças de banheiro inglesa mostrou que ao fazer xixi em pé a urina espirra no chão e até na parede do banheiro Imagem: iStock

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

11/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pesquisa usou câmeras UV para descobrir até onde o xixi espirra quando o homem vai ao banheiro
  • Mirar na água ou na louça da privada não impede que gotículas se espalhem --algumas chegam a voar para a parede do banheiro
  • Embora não seja higiênico, o xixi é estéril e não costuma provocar infecções quando em contato com a pele
  • Porém, a urina espalhada pelo banheiro provoca mau cheiro e sujeira
  • Então, o seria tentar evitar espirrar o líquido. Como? Estimulando os homens a urinar sentados

Não é preciso pesquisa científica para saber que grande parte dos homens "espalha" xixi por toda parte quando vai ao banheiro. Basta entrar em qualquer sanitário usado por pessoas do sexo masculino que é possível ver sinais de urina na louça ou no assento da privada, no chão, na tampa do cestinho de lixo e até no azulejo!

Para saber exatamente até onde vai o potencial desse jato, uma empresa inglesa de peças para banheiro, chamada QS Suplies, resolveu analisar as gotículas de urinas presentes no ambiente com uma câmera especial UV e também os hábitos de britânicos e americanos ao fazer o "número 1". A pesquisa descobriu, por exemplo, que a preferência da maioria é mirar diretamente na água do vaso e não na "porcelana".

O resultado captado pela câmera UV, que pode ser visto em vídeo (em inglês), mostra que após bater na água milhares de gotículas voam não apenas para as bordas da privada, como para o papel higiênico, o chão e a parede. E não pense que urinar diretamente na parede interna da privada seja melhor opção. De acordo com a pesquisa, ao bater na porcelana, o jato de xixi forma uma espécie de nuvem de gotículas e acaba se espalhando muito mais —ou seja, a vantagem parece ser só fazer menos barulho.

Não é só falta de pontaria

Além de o xixi se espalhar por todos os canto parecer algo natural, há ainda alguns fatores que pioram esse quadro. "Pessoas que tenham problemas na bexiga, na uretra ou mesmo na próstata podem ter o jato de urina partido na saída do pênis, o que provoca gotejamento e tende a espalhar ainda mais o líquido na louça ou no chão", explica Ricardo Vita, coordenador da área de Hiperplasia Prostática Benigna da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Há ainda o fator idade: com o passar dos anos, além dos problemas da próstata serem mais comuns, a visão também começa a falhar. "Aí, pode ser difícil acertar a 'mira' no lugar certo", afirma Fábio Vicentini, urologista e coordenador do Centro de Cálculo Renal do Hospital 9 de Julho.

O contato com o xixi alheio faz mal?

Todos podemos respirar aliviados: embora não seja nada higiênico e nem confortável sentar, pisar ou colocar a mão no xixi alheio, esse não é um meio de contaminação ativo. "A urina costuma ser estéril (as bactérias não conseguem se proliferar) e não é uma fonte de doenças. Os maiores problemas costumam mesmo ser a higiene e o mau cheiro", afirma Vicentini.

Além disso, nossa pele possui barreiras de defesa que impedem que qualquer contato com o vaso deixe "passar" alguma coisa. "Poderia existir contaminação se o xixi entrar em contato direto com a vagina da mulher, mas isso é bastante improvável de acontecer", acredita Vita.

Como não molhar o banheiro?

Claro que você não iria terminar esse texto sem saber qual é a melhor forma de evitar que o xixi respingue por todo o banheiro. "Certamente, quando urinamos sentados, a chance de espirrar para fora é menor", diz Vicentini. E, diferentemente do que muita gente pensa, isso é totalmente possível de ser incorporado à rotina diária do homem sem nenhum problema.

"Não é mais fácil nem difícil. Não há uma questão anatômica que impeça o homem de urinar sentado", afirma Vita. "É simplesmente uma questão de adaptação e de encontrar a forma com que eles se sentem mais confortáveis."

Aliás, há muitos homens que até preferem urinar de pé justamente para evitar qualquer contato com a privada suja (por eles, muitas vezes) "Agora, se isso causa conflitos em casa, não há nenhum problema em urinar sentado. Isso pode até ser visto como um ato de respeito por parte do parceiro", acredita. Vamos começar?

Tem problema fazer xixi no banho e pisar? E pode beber urina?

VivaBem

Saúde