Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Shawn Mendes cancelou show para proteger cordas vocais; entenda

Shawn Mendes se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo - Mariana Pekin/UOL
Shawn Mendes se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

01/12/2019 15h02

Resumo da notícia

  • Shawn Mendes precisou cancelar sua apresentação após ser diagnosticado com laringite e infecção sinusal
  • As cordas vocais fazem parte da estrutura da laringe que, inflamada, acaba ficando inchada e comprometendo a voz
  • Repouso de até sete dias e medicação, quando necessário, são recomendados para a recuperação do quadro
  • Ignorar os sintomas pode provocar pólipos e nódulos nas cordas vocais, causando danos irreversíveis à voz

O cantor Shawn Mendes cancelou a apresentação que faria ontem, 30 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo, depois de ter acordado sentindo-se doente. Após uma consulta médica, foi diagnosticado com laringite, o que provocou inchaço em suas cordas vocais.

"Corta meu coração fazer isso, mas meus médicos falaram que eu não posso tocar esta noite ou correria o risco de ter um dano mais prolongado na minha voz. Peço desculpas do fundo do meu coração", acrescentou o cantor.

De acordo com o médico Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, a laringe é uma estrutura localizada logo abaixo da garganta que conecta a faringe à traqueia. As cordas vocais fazem parte dessa estrutura e, por isso, acabam sendo afetadas pela infecção na região.

"A inflamação pode ser causada por vírus ou bactéria, inflamando toda a região e causando o inchaço nas cordas vocais", diz o especialista. Dor e rouquidão também são sintomas, o que também provoca dificuldade para falar e, claro, cantar.

De acordo com Nakandakari, o ideal é que pessoas que trabalham com a voz — além de cantores, professores, telefonistas e atores entram na lista — e sejam acometidos por esse tipo de problema repousem a voz por um período de cinco a sete dias, dependendo do nível de rouquidão.

O repouso inclui o afastamento do trabalho (no caso de Shawn, é preciso ficar longe dos palcos), falar pouco e em um tom baixo. "O tratamento também pode incluir a prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, quando necessário", completa o especialista.

O cuidado tem razão de ser: se não for cuidada de forma correta, a doença pode evoluir e causar a formação de pólipos ou nódulos nas cordas vocais, o que poderia prejudicar a voz do cantor de forma permanente.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.