Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Surdez: Libras ajuda no desenvolvimento social

Segundo dados de 2010 do IBGE, 10 milhões de brasileiros são surdos, o equivalente a 5% da população nacional - iStock
Segundo dados de 2010 do IBGE, 10 milhões de brasileiros são surdos, o equivalente a 5% da população nacional Imagem: iStock

Blog da Saúde

12/11/2019 11h13

No dicionário da língua portuguesa, a palavra "comunicar" significa compartilhar ideias, sentimentos, emoções, esclarecer alguma coisa, avisar, entre outros. Há pessoas que se comunicam por meio de sinais. Estamos falando das pessoas surdas.

Segundo dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 10 milhões de pessoas surdas. Isso equivale a 5% da população brasileira. Essas pessoas lutam por inclusão social, e é uma das principais pautas da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Entender a língua de sinais, Libras, é um dos primeiros passos para que as pessoas entendam a importância dessas pessoas fazerem parte da sociedade.

A Libras foi reconhecida em 2002, pela Lei de nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005. O que a diferencia é que, no lugar do som, as pessoas se comunicam por gestos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.

Hoje, muito surdos não ganham espaço no mercado de trabalho, por exemplo, porque a língua de sinais não é comum a todos. "Pra mostrar que isso está mudando, hoje temos cerca de 23 cursos de Letras Libras nas Universidades Públicas para trabalhar com essas 10 milhões de pessoas Surdas no Brasil", destacou o diretor do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos), Paulo de Bulhões.

Segundo o diretor, a Libras garante o reconhecimento da luta dessas pessoas. "Aqui no INES, trabalhamos com assessoramento, orientamos e educamos as pessoas Surdas da educação precoce ao ensino superior para que o preconceito com as pessoas que têm menor ou nenhuma capacidade de audição", destaca ele.

Para ele, a importância de aprender Libras reflete não só no desenvolvimento social e emocional das pessoas surdas, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. "Ainda precisamos melhorar a compreensão das pessoas sobre o valor da língua de sinais", colocou o diretor.

Projeto do Governo Federal para Surdos

O governo federal tem o projeto Libras Gov, que é o resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) e da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

O VLibras é uma tecnologia gratuita e de código aberto, para surdos, que traduz do português para a Libras conteúdos presentes em computadores, dispositivos móveis e plataformas na Internet.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a Libras é uma língua brasileira de sinais, e não linguagem.