Topo

Consumo excessivo de gordura trans aumenta risco de Alzheimer, diz estudo

O ácido elaídico é um tipo de gordura trans encontrado em alimentos processados - Getty Images
O ácido elaídico é um tipo de gordura trans encontrado em alimentos processados Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

25/10/2019 17h36

Resumo da notícia

  • Indivíduos que consomem altos níveis de gordura trans podem ter de 50 a 75% mais chance de desenvolver Alzheimer ou outros tipos de demência
  • O que explicaria, entretanto, a associação entre esse tipo de gordura e as doenças que causam problemas cognitivos é uma incógnita.
  • Essa gordura está presente principalmente em produtos industrializados (sorvetes, margarina, batata frita, salgadinhos, bolos, biscoitos)

Indivíduos que consomem altos níveis de gordura trans podem ter de 50 a 75% mais chance de desenvolver Alzheimer ou outros tipos de demência, de acordo com um estudo publicado no periódico Neurology no dia 23.

O que explicaria, entretanto, a associação entre esse tipo de gordura e as doenças que causam problemas cognitivos é uma incógnita.

Segundo os autores, a descoberta sugere que políticas de saúde pública para reduzir esse tipo de gordura em alimentos produzidos industrialmente podem ajudar na prevenção primária das doenças.

Como o estudo foi feito

  • No total, 1.628 japoneses com 60 anos ou mais e sem demência foram observados de 2002 a 2012.
  • Os participantes foram submetidos a exames que mediam os níveis de ácido elaídico (um tipo de gordura trans) e fizeram testes para diagnosticar demência por todas as causas, Alzheimer e demência vascular.
  • Durante o acompanhamento, 377 participantes desenvolveram algum tipo de demência (247 com Alzheimer e 102 com demência vascular).
  • Os resultados mostraram que altos níveis de ácido elaídico foram associados significativamente a maior risco de desenvolver demência por todas as causas e Alzheimer, mesmo após o ajuste para fatores de risco tradicionais.
  • Essas associações permaneceram significativas após o ajuste dos fatores alimentares, incluindo ingestão total de energia e ingestão de ácidos graxos saturados e poli-insaturados.
  • Não foram encontradas associações significativas entre os níveis séricos de ácido elaídico e demência vascular.

O que são as gorduras trans

Presentes principalmente em produtos industrializados (sorvetes, margarina, cremes vegetais, batatas fritas, salgadinhos, bolos, biscoitos e gorduras hidrogenadas), as gorduras trans são um tipo que se forma por um processo natural ou industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida. Usadas para melhorar a consistência dos alimentos e para aumentar o prazo de validade de alguns produtos industriais, as gorduras trans podem causar o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).

Em um informe divulgado em maio deste ano, em Genebra, na Suíça, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que ao menos 5 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com os riscos de desenvolver doenças associadas ao uso das gorduras trans industrial. Segundo a entidade, o ingrediente industrial causa cerca de 500 mil mortes a cada ano.

"O impulso para a eliminação global da gordura trans produzida industrialmente está crescendo, com quase um terço da população mundial já protegida, em 28 países", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Mas mais de dois terços da população mundial ainda carece de proteção contra a gordura trans industrial em seus alimentos."

De acordo com a organização, o Brasil adota medidas para incentivar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis em relação aos alimentos e bebidas industrializadas.

A OMS disponibiliza uma série de medidas para orientar os governos, a indústria e a sociedade a substituir as gorduras trans por componentes mais saudáveis. Entre as propostas estão a reformulação, pela indústria alimentícia, das receitas de produção.

No site do Ministério da Saúde também é possível acessar uma cartilha, o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014, com dicas e recomendações para uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.