Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cigarros eletrônicos com sabor pioram sintomas de asma, mostra estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

22/09/2019 13h52

Nos últimos meses, a discussão sobre os malefícios do cigarro eletrônico tem ganhado as manchetes de vários jornais ao redor do mundo. Agora, um novo estudo, feito pela Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), mostrou que ele pode piorar ainda mais os sintomas da asma.

De acordo com os cientistas, alguns sabores intensificam os sintomas da doença. Os resultados foram publicados no periódico Scientific Reports.

Pela primeira vez, um modelo de asma foi usado para investigar o efeito de uma variedade de sabores populares de cigarros eletrônicos, com ou sem nicotina.

Neste trabalho científico, os pesquisadores descobriram que o sabor alcaçuz negro aumentou a inflamação das vias aéreas, enquanto o cinnacide teve o efeito oposto, suprimindo a inflamação das vias aéreas. Além disso, o composto aumentou a sensibilidade das vias aéreas. Já o sabor de pudim de banana piorou o nível de cicatrização dos tecidos.

"Os efeitos exatos nas caraterísticas da asma dependiam do sabor específico, sugerindo que nem todos os cigarros eletrônicos com sabor terão as mesmas consequências para a saúde pulmonar", diz David Chapman, um dos autores do estudo.

Os autores não analisaram os líquidos do cigarro diretamente, para confirmar o que eles continham, no entanto, existem evidências de pesquisas anteriores que sabores como "amanteigados", "cremosos" e "canela", que provavelmente possuem cinnacide e pudim de banana em sua composição, são respectivamente tóxicos.

O trabalho de pesquisa faz ainda um alerta para que autoridades de saúde restrinjam o uso de cigarros eletrônicos com sabor, que é consumido principalmente entre jovens.