Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Comer cogumelos diminui o risco de ter câncer de próstata

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

08/09/2019 11h11

Um novo estudo realizado com homens japoneses descobriu que consumir cogumelos com frequência está associado a um menor risco de ter câncer de próstata. A pesquisa foi publicada no periódico International Journal of Cancer na quarta-feira (4).

Ao todo, 36.499 homens que tinham entre 40 e 79 anos foram observados por cerca de 13 anos. Durante a análise, 3,3% dos participantes desenvolveram câncer de próstata. Comparados com quem consumia cogumelos menos de uma vez por semana, os participantes que ingeriam o alimento uma ou duas vezes por semana tiveram um risco 8% menor de ter câncer de próstata e o consumo de três ou mais vezes por semana foi associado a um risco 17% menor.

De acordo com os pesquisadores, esses números independem da quantidade de vegetais, frutas, carnes e laticínios que os homens comiam. "Embora os participantes que consumiam mais cogumelos também comiam com maior frequência esses alimentos, os resultados sugeriram que as diferenças no consumo de vegetais, frutas, carnes e laticínios não afetavam a relação observada no presente estudo", escreveram eles.

Tipos de cogumelos

O mecanismo dos efeitos benéficos dos cogumelos no câncer de próstata permanece incerto. Entretanto, os cientistas afirmam que algumas propriedades biológicas de cogumelos relacionadas à prevenção do câncer foram relatadas por estudos in vivo e in vitro. Um desses componentes é a l-ergotioneína, um antioxidante que pode mitigar o estresse oxidativo e está presente em grandes quantidades em shitake, shimeji preto, maitake e eryngui, todos muito consumidos no Japão, onde o estudo foi feito.

Além disso, em um ensaio clínico, os champignon também pareciam proteger do câncer de próstata por modulação imune, embora os compostos ativos ainda não sejam claros.