Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Equilíbrio

Sonhar com sexo não significa sempre erotismo: entenda o que pode ser

Sonhar com sexo pode não ter nada a ver com atração sexual - iStock
Sonhar com sexo pode não ter nada a ver com atração sexual Imagem: iStock

Simone Cunha

23/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Sonhos são simbólicos; a pessoa e a ação fazem referência a algo na sua vida
  • Sonhar com sexo pode estar ligado ao desejo de ter ascensão profissional, ou de buscar maior ligação com você mesmo
  • Para saber o que o sonho quer dizer é preciso refletir sobre o que as pessoas e fatos significam pra você

De repente, você desperta excitado de um sonho com muitas carícias e desejos. Na lembrança, tudo estava muito envolvente, mas era com seu chefe. Como assim? É muito comum alguns sonhos despertarem surpresa e questionamento, afinal na realidade parecem inconcebíveis. Sonhar que está transando com um amigo, parente ou pessoa de um gênero que você não se atrai pode soar 'sem pé nem cabeça'.

E nem sempre esses sonhos trazem um erotismo à tona. É fundamental fazer uma análise de todos os elementos para tentar chegar a uma resposta. E isso pode mudar de pessoa para pessoa, fase, histórico, lembranças, desejos e por aí vai. Portanto, não há um significado padrão para cada tipo de sonho. E isso é o mais fascinante, pois exige um processo de autoconhecimento para tentar dialogar com o inconsciente e compreender o que ele quer te dizer.

A importância de sonhar

Os sonhos são conteúdo do inconsciente e, ao acordar, podemos ter a lembrança de alguns aspectos desse sonho, sendo que podem ter mais detalhes ou, às vezes, não alcançam o limiar da consciência. Desde que a pessoa não sofra com insônia, é praticamente certo que sonhamos todas as noites e usar essa ferramenta pode ser muito produtivo para o processo de autoconhecimento.

De acordo com os ensinamentos de Sigmund Freud, criador da psicanálise, há uma transformação dos elementos originais, ou seja, um sonho dificilmente será lido diretamente, e seu sentido desvelado sem a participação daquele que sonha. "Assim como um sonho aparentemente inocente pode trazer como associação elementos sexuais, um sonho com sexo pode dar suporte para outro jogo de forças no sonhante", explica a psicóloga e psicanalista Berta Hoffmann Azevedo, colaboradora da diretoria científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Portanto, há sonhos com diferentes graus de simbolização, alguns mais próximos de uma descarga de tensão, outros com maior elaboração simbólica. Por isso, não é preciso levá-lo ao pé da letra e sentir-se perturbado se acordou em delírio por uma pessoa conhecida que, na realidade, pouco te chama a atenção sexualmente.

Personagem é o que ele representa

Para Marina Vasconcellos, psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e psicodramatista, existe uma linha de interpretação de sonhos que considera cada elemento como sendo uma parte do sonhador. Um personagem pode estar representando uma fase de vida da pessoa, ou uma característica que ele precisa lidar, por exemplo.

Marisa Catta Preta, psicóloga clínica e docente na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), concorda: "É natural sonhar que estamos [em] uma relação sexual com determinada pessoa ou personagem. E não necessariamente, se trata da pessoa em si, mas do que ela representa".

Os diferentes personagens que compõem a cena podem representar aspectos diversos de si, nem sempre facilmente conciliáveis. "Os sonhos, por si só, já são um trabalho de conciliação de tendências conflitantes que ganham alguma solução na elaboração onírica", destaca Hoffmann.

Segundo Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta que fundou a psicologia analítica, a principal função do sonho é compensar nossas atitudes muito unilaterais da consciência que desconsideram alguns conteúdos em detrimento de outros. "Isso revela uma capacidade da nossa psique de autorregulação, em que o equilíbrio entre polaridades promove saúde mental", enfatiza Catta Preta.

Desvendando alguns sinais

Não é possível realizar uma interpretação específica sobre cada sonho, mas algumas situações ou personagens podem sinalizar algumas possibilidades. Por isso, as psicólogas Dora Tognolli, psicanalista membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Marina Vasconcellos avaliam alguns tipos de sonhos:

  • Sexo com celebridade - Um estudo da Universidade de Montreal apontou que as mulheres eram duas vezes mais propensas que os homens a ter fantasias noturnas com uma pessoa famosa. A celebridade pode representar beleza, sucesso, carreira bem-sucedida e isso ser algo que o sonhante tanto deseja.
  • Sexo com o chefe - Esse personagem pode representar autoridade, liderança, poder de decisão. Daí, vários questionamentos podem surgir: Está satisfeito no trabalho? Sente-se oprimido? Quer ser melhor reconhecido? Deseja uma promoção?
  • Sexo com um parente - Pode até provocar um ranço, mas é importante procurar entender o que aquela pessoa representa para você. Alguma qualidade que admira? Ou se for o pai ou um tio mais velho, como é sua atração por uma pessoa com mais idade?
  • Sexo com um estranho - De onde surgiu essa pessoa? No sonho, a persona pode ter alguma característica de alguém conhecido, ou remeter a alguma situação e, neste caso, a proposta, talvez, seja trazer essa informação e o estranho é apenas um elemento.
  • Sexo com uma pessoa do mesmo gênero - se você é heterossexual, pode ser uma forma de entrar em contato com questões femininas ou masculinas que seu 'eu' precisa olhar.
  • Sexo em lugar público - pode resgatar um lado exibicionista que fora reprimido, ou talvez mostrar que o sonhante tem se sentido exposto, algo o ameaça e, talvez, precisa entender e enfrentar uma critica ou um tipo de situação invasiva.