Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Há riscos ter prótese de silicone da marca Allergan? Devo trocar?

Especialista indica troca da prótese a cada dez anos  - iStock
Especialista indica troca da prótese a cada dez anos Imagem: iStock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

01/08/2019 19h52

A Fundação Procon SP notificou a empresa Allergan Produtos Famarcêuticos nesta quinta-feira (01) a esclarecer o recolhimento de próteses de mama importadas pela empresa.

Na semana passada, a fabricante anunciou um recall em todo o mundo sobre seus implantes de seios feitos de silicone texturizado. A ação diz respeito ao pedido feito pela agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), alegando o risco de linfoma anaplástico de grandes células (ALCL), ligado a essas próteses mamárias. O recall também afetou os expansores de tecidos texturizados Biocell, importados pela Allergan.

Para Niveo Steffen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, caso a pessoa tenha a prótese, não há motivos para entrar em pânico. "Na verdade é uma avaliação genérica com relação ao aparecimento desse linfoma nesse tipo de revestimento, já que o índice era muito maior nessa marca do que em outros fabricantes. Mas como estamos falando de 13 a 15 milhões de pessoas com esse tipo de superfície texturizada, isso serve de alerta para as mulheres que possuem a prótese", ressalta.

Segundo o especialista, mesmo quem tem a prótese da marca há anos, não é necessário realizar a troca, caso não apresente sintoma aparente de câncer ou outras doenças.

O que é linfoma anaplástico de grandes células?

O linfoma é um câncer específico do sangue e provocado pelo sistema imunológico. Ele surge no sistema linfático, que coleta e reencaminha para o sistema circulatório um líquido claro, chamado linfa, e que contém glóbulos brancos.

O anaplástico é mais comum em jovens, mas também pode acometer adultos. Geralmente, tem crescimento rápido e chances de cura com quimioterapia.

Tumor pode demorar anos para aparecer

De acordo com Steffen, o linfoma aprece de forma tardia, cerca de oito a dez anos depois do procedimento cirúrgico. Por isso é importante sempre fazer exames periódicos e, em caso de qualquer anormalidade, procure um mastologista e cirurgião plástico.

Normalmente, os sinais mais comuns são endurecimento e crescimento das mamas. Também pode surgir um líquido chamado seroma, que fica dentro da membrana da prótese, provocando dor na região.

Cuidados com a prótese

A colocação de implante mamário é um procedimento cirúrgico que hás riscos, como qualquer outro. Por isso, na hora de escolher um profissional, é fundamental que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e registrado nos sites do Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina de cada estado. Além disso, o profissional precisa ser trabalhar com materiais registrados pela Anvisa.

Ao colocar uma prótese de silicone, a paciente deve ter em mente que o produto tem duração de dez anos e, passado esse período, deve-se fazer a troca do material. "Esse é uma média de tempo. Mas não existe prótese vitalícia. É fundamental fazer exames sempre e procurar o profissional de confiança", finaliza Steffen.