Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Costuma ler sobre saúde no Facebook? Há boas chances de você ser enganado

Notícias de saúde mais compartilhadas no Facebook costumam ter informações falsas ou imprecisas - iStock
Notícias de saúde mais compartilhadas no Facebook costumam ter informações falsas ou imprecisas Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, de São Paulo

05/02/2019 13h05

Não é novidade nenhuma que muita gente acaba se informando sobre os temas mais variados via Facebook. Enquanto a divulgação de notícias falsas sobre política é um dos assuntos mais discutidos sobre a rede, há um outro tema importante que é vítima das famigeradas fake news: saúde.

Um relatório feito pelo site Health Feedback, que checa a veracidade de artigos e reportagens sobre saúde, apontou que das dez notícias mais compartilhadas sobre o tema em 2018, sete continham informações falsas ou imprecisas.

A situação melhora se considerarmos que, dentre os 100 textos sobre saúde mais compartilhadas, 45% deles teve seu conteúdo considerado de alta ou muito alta confiabilidade, enquanto 35% continha informações de baixa ou muito baixa confiabilidade.

O problema maior, no entanto, é que mesmo em menor quantidade, os artigos e textos contendo informações falsas foram compartilhados 12,3 milhões de vezes. Já textos com informações precisas tiveram menos compartilhamentos: 11 milhões.

Dentre os textos sobre saúde mais compartilhados, temas como doenças, tratamento de doenças, alimentos, nutrição e vacinas foram os mais recorrentes. Considerando esses assuntos, os abordados com mais precisão foram os sobre vacinas, enquanto os que continham mais informações falsas eram sobre alimentos e nutrição.

O estudo termina dizendo que as notícias falsas estão intimamente ligadas a veículos de comunicação obscuros e que é importante "obter notícias de fontes com boa reputação", já que veículos bem estabelecidos têm maior probabilidade de produzir conteúdos mais precisos devido a padrões jornalísticos elevados e escolha cuidadosa de fontes.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube