Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tamanho é documento? Quem tem cérebro maior é um pouquinho mais inteligente

Pessoas com cérebro maior tiveram desempenho melhor em testes cognitivos, mas diferença foi pouco significativa - iStock
Pessoas com cérebro maior tiveram desempenho melhor em testes cognitivos, mas diferença foi pouco significativa Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

02/12/2018 17h20

O ditado tamanho não é documento não vale quando o assunto é cérebro. Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia (EUA) descobriram que pessoas com um maior volume cerebral tendem a ser mais inteligentes. No entanto, a diferença é muito pequena e não há motivos para quem tem o crânio avantajado se achar superior.

Para chegar a essa conclusão, o estudo publicado no periódico Psychological  Science avaliou o volume cerebral de 13.600 voluntários por meio de ressonância magnética. Um teste de lógica e raciocínio foi usado para mensurar a capacidade cognitiva dos participantes e o nível educacional deles também foi analisado. 

"Em média, pessoas com cérebro maior tiveram melhor performance no teste. Mas o tamanho é só uma parte bem pequena disso tudo, respondeu só por cerca de 2% de variação no resultado", afirma Gideon Nave, um dos autores da pesquisa. 

VEJA TAMBÉM:

Em questão ao nível educacional, a vantagem de ter um crânio maior também existe, mas o cientista explicou ser menos significante ainda. "Uma xícara (100 cm²) a mais de cérebro aumentaria apenas cinco meses na escolaridade da pessoa", disse Nave.

Segundo os autores, os "98% restantes" que realmente importam para definir a capacidade intelectual de alguém são determinados por fatores como estilo de vida da pessoa e dos pais, educação, nutrição, estresse entre outros.

"A correlação global entre o volume do cérebro e sua eficiência foi fraca. Portanto, ninguém deve medir o tamanho da cabeça das pessoas na hora de definir o candidato para uma vaga de trabalho", brincou Dave. 

Um achado interessante do estudo foi a comparação entre homens e mulheres. Apesar de naturalmente o sexo feminino ter menor volume cerebral, isso não se traduziu em menor desempenho no teste cognitivo. São necessários exames mais detalhados por descobrir o motivo. Porém, outros estudos já mostraram que nas mulheres o córtex (camada externa da parte frontal do cérebro) tende a ser mais espesso que nos homens. Dave acredita que por isso o desempenho cognitivo de ambos os sexos é igual, mesmo com a diferença de tamanho. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube