Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Xingar desde pequeno traz benefícios ao longo da vida, diz cientista

Xingar pode encorajar os pequenos  - iStock
Xingar pode encorajar os pequenos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

01/06/2018 17h41

É muito comum ver uma mãe repreendendo o filho quando ele xinga alguém, não é mesmo? Extravasar e colocar a raiva para fora pode parecer um ato feio, mas para a pesquisadora Emma Byrne, não. Em entrevista ao jornal Sunday Times, ela ressalta que o xingamento pode trazer efeitos benéficos ao longo da vida.

Emma tem especialização em neurociência e é autora do livro "Xingar é bom para você: a incrível ciência da má linguagem". Segundo ela, o ato de xingar pode estar associado a honestidade, melhores vocabulários, credibilidade, melhor relacionamento com os colegas e ainda ajuda a lidar com a raiva. “Ensinar os alunos a xingarem também pode ajudá-los a entender melhor a linguagem."

Leia também:


De acordo com a autora, as crianças precisam saber como xingar afeta os outros ao seu redor. Byrne enfatiza que, ao repreender a criança, você não conseguirá desmistificar as palavras em primeiro lugar, nem as crianças serão capazes de entender as emoções das pessoas ao seu redor que empregam esse contexto.

A cientista também descobriu que o ato de xingar pode estar associado ao sofrimento. Ela constatou que, xingar uma palavra de impacto quando se sente dor, por exemplo, aumenta a tolerância de alguém à dor comparado a alguém que grita uma palavra neutra.