Dieta com pouca gordura e calorias preveniria envelhecimento do cérebro
Consumir uma quantidade limitada de calorias e evitar a ingestão de gorduras não vão apenas auxiliar na perda de peso. De acordo com um novo estudo, uma dieta que combina esses dois hábitos também previne o envelhecimento do cérebro (pelo menos em ratos).
Publicada nesta segunda-feira (12) no periódico Frontiers in Molecular Neuroscience, a pesquisa analisou o impacto de alguns tipos de dietas na inflamação e no funcionamento das microglias (células que ajudam a manter a integridade e o funcionamento do tecido cerebral) no hipotálamo de ratos.
Veja também
- Cortar carboidrato ou gordura? Para perder peso, é só comer melhor
- Hábitos são mais importantes que genética para emagrecer
- Não é pelo xixi: saiba por onde sai gordura que eliminamos
Os cientistas dividiram os animais em grupos que recebiam dietas diferentes: com muita ou pouca gordura e com restrição de calorias (redução de 40% nas calorias) ou não. Além disso, os ratos ainda se dividiram entre os que fizeram exercícios e os que permaneceram sedentários.
Os resultados mostraram que a prevenção da ativação inflamatória induzida pelo envelhecimento da microglia só aconteceu nos camundongos que receberam uma dieta com baixo teor de gordura em combinação com uma ingestão calórica limitada.
Os pesquisadores também descobriram que o exercício foi significativamente menos eficaz do que a restrição calórica na prevenção dessas alterações, embora o trabalho tenha demonstrado que o exercício está associado à redução do risco de outras doenças.
De acordo com Bart Eggen, autor principal do estudo e pesquisador do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda, é importante salientar que mais pesquisas são necessárias para entender o significado dessas descobertas. Ainda não está claro como a mudança entre as dietas alteraria esses resultados (por exemplo, se a mudança para uma dieta com pouca gordura poderia desfazer as consequências negativas de uma dieta sem gordura ou com muito gorda).
"A obesidade e o envelhecimento são prevalentes e crescentes nas sociedades de todo o mundo, mas as consequências para o sistema nervoso central não são bem compreendidas", disse Eggen. No entanto, esses dados mostram que, em camundongos, o teor de gordura de uma dieta é um parâmetro importante em termos dos efeitos prejudiciais do envelhecimento no cérebro, bem como a ingestão calórica.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.