PUBLICIDADE

Topo

Diminuir carboidratos da dieta ajuda a combater doença no fígado

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem

04/03/2018 17h50

Cada vez mais seguidas por quem deseja emagrecer, as dietas  low carb ainda têm seus benefícios à saúde questionados por muitos especialistas. Bom, pelo menos para quem possui problemas no fígado, tirar pães, arroz, macarrão e açúcar do cardápio pode ajudar.

Em um estudo publicado no conceituado periódico Cell Metabolism, cientistas suecos descobriram que restringir a ingestão de carboidratos durante duas semanas reduziu a gordura no fígado e melhorou indicadores de doenças cardiometabólicas (obesidade, diabetes, hipertensão) em pacientes com esteatose hepática --acúmulo de gordura no fígado não provocado pelo álcool, que gera inflamação e danos às células do órgão.

Veja também:

"Conseguimos mostrar que uma dieta isocalórica com diminuição de carboidrato e aumento da ingestão de proteínas é capaz de promover inúmeros benefícios metabólicos em humanos obesos com esteatose", afirmaram os autores do trabalho científico.

Entre os índices de saúde melhorados com a dieta low carb estão a redução da inflamação e a elevação do nível de ácido fólico no organismo. Segundo os pesquisadores, isso está associado a um aumento da capacidade do fígado em metabolizar gorduras --o que evita o acúmulo da substância no órgão. Também houve uma alteração positiva na microbiota dos participantes do estudo. 

É importante ressaltar que para qualquer grande alteração na dieta é essencial consultar um médico e um nutricionista. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy