Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Não desista! Estudo revela truques para seu filho amar alimentos saudáveis

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

07/01/2018 04h00

Quer saber a melhor dica para seu filho comer bem? Sua perseverança. Pois é, um novo estudo mostrou que a exposição repetida a uma variedade de alimentos saudáveis durante o período pré-natal e infância pode aumentar a ingestão de comidas saudáveis.

Isso quer dizer que insistir em mostrar alfaces e brócolis para seus filhos pode ajudar na alimentação deles. Então, não desista e sempre coloque salada no prato da criança -por mais que ela diga que odeia.

Veja também:

As dietas variadas e a persistência na exposição de alimentos saudáveis são fundamentais para promover comportamentos alimentares saudáveis, segundo a revisão publicada no Obesity Reviews, liderada pela Stephanie Anzman-Frasca, da Universidade de Buffalo, nos EUA.

“Queríamos fazer recomendações aos pais e cuidadores sobre qual a melhor forma de encorajar a alimentação saudável das crianças, começando o mais cedo possível”, afirmou Anzman-Frasca.

Os cientistas basearam suas orientações em dados coletados em mais 40 pesquisas sobre como crianças e bebês desenvolvem suas preferências por vegetais e frutas.

iStock
Imagem: iStock

Tal mãe, tal filho

A alimentação saudável começa na gravidez, segundo o estudo. Os sabores da dieta da mãe atingem a criança no útero, então, se a gestante come bem, o feto fica exposto a esses sabores.

Após o nascimento, se a mãe amamentar, o bebê também se beneficia da exposição a sabores de uma alimentação saudável através do leite materno.

Estas duas exposições iniciais familiarizam o bebê com sabores variados e específicos, preparando o cenário para a aceitação posterior dos sabores de alimentos sólidos saudáveis.

Ofereceu um alimento saudável? Repita!

Mesmo após a infância, expor repetidamente os filhos a comidas que eles rejeitaram anteriormente pode ajuda-los a aceitar e gostar desses alimentos. A insistência é poderosa.

“Esse método de simplesmente repetir a exposição da criança a alimentos saudáveis funciona e há uma sólida base de evidências”, disse Anzman-Frasca.

Existem muitos estudos com crianças em idade pré-escolar que começam não gostando de pimentas vermelhas ou abóboras, por exemplo, mas depois de cinco a seis sessões onde esses alimentos são oferecidos repetidamente, e eles acabam gostando.

No geral, com todos os estudos, nossa recomendação mais forte para os pais é: NÃO DESISTA!"

Enfatizou Anzman-Frasca.

Comemore a vitória da dieta saudável

Outra estratégia pode ser recompensar a ingestão de alimentos saudáveis. Mas o método exige muito cuidado. Primeiro, porque é preciso prestar atenção para não dar doces como recompensa; e segundo pois algumas evidências mostraram que esse plano pode diluir o poder da técnica de exposição repetida a alimentos saudáveis.

Os pesquisadores sugerem que você comece com abordagens simples, como a repetição, e reserve outras táticas para os casos em que é necessário uma motivação extra para a degustação inicial.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Alimentação