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Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


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Emagreceu e tem medo do efeito sanfona? Não abandone a academia por nada

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Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

08/12/2017 20h59

O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, problemas respiratórios e até certos tipos de câncer.

É por isso que muita gente escolhe investir em dietas e atividade física para conseguir perder peso e ter uma vida mais saudável. Maneirando no cardápio e frequentando a academia a gente perder os quilos a mais, no entanto, manter o corpo após o emagrecimento e não cair no efeito sanfona é uma missão difícil.

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A equipe liderada por Kevin Hall, do Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos,  acompanhou participantes do programa de emagrecimento da TV “The Biggest Loser” (ou o Grande Perdedor, em português) para desvendar quais aspectos da dieta e da atividade física são os mais importantes no controle de peso.

O estudo contou com 14 participantes, que foram avaliados no início do reality show, na 6ª semana de gravações, na 30ª semana, e seis anos após o fim do programa. Foram registradas suas medidas de gordura corporal, gasto total de energia e a taxa metabólica no repousou – a energia queimada durante a inatividade.

Com os dados, os pesquisadores calcularam o nível de atividade física de cada participante, determinaram a ingestão de calorias, e publicaram os resultados no periódico Obesity.

Seis anos após a competição, sete participantes mantiveram a perda média de peso, de cerca de 25% do peso inicial. Os outros sete retornaram ao peso que estavam no início do show.

Mas como os resultados são diferentes se a ingestão de calorias de ambos grupos foi a mesma no reality?

A principal diferença entre os dois grupos foi o nível de atividade física.

Os que mantiveram o peso baixo, aumentaram suas atividades físicas em 160% com o início da competição, enquanto aqueles que recuperaram seu peso tiveram um aumento de apenas 34% nos exercícios.

Logo, os cientistas compreender a importância de investir nos treinos. Eles calcularam que um aumento de cerca de 80 minutos por dia de atividade física moderada ou 35 minutos por dia de atividade vigorosa são necessário para você conseguir manter seu peso baixo --valores muito maiores do que as recomendações atuais para atividade física diária.

“Embora seja um pequeno estudo, é o primeiro a usar medidas precisas e objetivas durante a perda de peso e muitos anos depois. Nossos achados são consistentes com outros estudos em que os participanetes que mantiveram seu peso baixo reportaram mais atividade física do que aqueles que recuperaram o peso anterior”, explica Hall em entrevista ao Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Está com medo de engordar tudo que já emagreceu? Não falte mais na academia!

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