Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Especialista dá dicas de como manter a forma mesmo com os happy-hours de fim de ano

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 10h09

É possível, com moderação e algumas adaptações, manter a forma mesmo nos happy-hours de fim de ano, quando, a partir de dezembro, as pessoas costumam ter compromissos com festas de empresas, amigos-secretos e reencontros entre turmas de colégio e de faculdade.

A dica é do programa “Meu Prato Saudável”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Incor, maior projeto de reorientação alimentar do país.

Normalmente as confraternizações são marcadas em bares ou espaços de eventos, logo depois do horário de trabalho, e vêm acompanhadas de petiscos e drinques diversos.

Segundo a médica Elizabete Almeida, diretora-executiva do programa, apesar das comidas mais gordurosas, das bebidas alcoólicas, o que as pessoas menos querem nesta época do ano é engordar. Tudo para manter o corpo e a saúde em dia para o verão.

Ela explica que uma alimentação balanceada é essencial para que os momentos de festa e descontração não comprometam a saúde e a qualidade de vida.

A primeira orientação é nunca chegar aos eventos de estômago vazio. Elizabete ensina que quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, e simplesmente comemos o que tem disponível. Além disso, há uma tendência a comer mais rapidamente e sem controle quando a fome aperta demais.

Frituras devem ser evitadas, uma vez que são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser, por exemplo, palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.

Outra dica importante para evitar o exagero à mesa dos bares é antes de ir para qualquer evento procurar sempre fazer um lanche saudável. A nutricionista sugere como opções um sanduíche natural, com muita salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro. Também pode ser uma fruta, cereal integral, nozes ou frutas secas.

Uma das principais vilãs nesta época são as bebidas alcoólicas. Segundo a médica, o consumo máximo diário, conforme preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde) é de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para as mulheres.

Uma boa dica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos (isso ajuda a manter a bebida gelada também) e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

Elizabete acredita que não é preciso passar por privação social para ter boa saúde. Algumas mudanças simples podem garantir a diversão e ao mesmo tempo a boa forma.

Meu Prato Saudável

O programa Meu Prato Saudável, maior projeto de reorientação alimentar do país idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Instituto do Coração (Incor), ligados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que é possível manter uma boa alimentação, em qualquer época do ano.

A ideia do programa é mudar, sem muitas restrições, os hábitos alimentares da população, por meio de orientações de como se alimentar de forma saudável em todas as refeições do dia, e assim, manter um peso saudável ou até mesmo reduzi-lo, evitando, desta forma, doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.