Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Você deita na cama, mas o sono não vem? Veja dicas para dormir melhor

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/12/2017 18h13

Tem dia que parece que nossa cabeça não quer descansar e dormir é impossível. Ficar vendo os minutos passarem e a hora de levantar ficar cada vez mais próxima trazem frustração e desespero, pois você sabe que aquele tempo sem pregar o olho vai afetar seu desempenho durante o dia.

Mas vamos respirar fundo. Antes de enlouquecer sem dormir, veja as dicas selecionadas pela revista Mens Health --que estudos científicos provaram que funcionam.
 

Como conseguir dormir bem?

  • iStock

    Coma algo doce

    Uma pesquisa japonesa mostrou que componentes ativos da cana de açúcar reduzem o estresse e influenciam em um sono onde você realmente descansa. O composto responsável por essa mágica é o octacosanol, e reduz os marcadores de estresse, que influenciam diretamente na falta de sono. Se tiver sobrado um caldo de cana da feira da manhã, pode investir.

  • iStock

    Tome leite

    Aquela cena clássica de tomar uma xícara de leite antes de deitar não é só coisa de filme. O leite contém uma proteína chamada a-lactalbumina. Por sua vez, a proteína tem grandes quantidades de aminoácido triptofano, que produz melatonina, o hormônio que induz ao sono. Outros alimentos que contém triptofano são clara de ovo e semente de abóbora.

  • iStock

    Só deite na cama quando for REALMENTE dormir

    Se para você é comum ficar virando de um lado para o outro na cama sem dormir, você deve ter experimentado os efeitos de uma "excitação condicionada". Isso acontece quando fazemos coisas demais na cama e acabamos treinando nosso cérebro a se manter acordado ao invés de pegar no sono. Pode ser escrever algo no computador, ver seriados ou mexer nas redes sociais.

  • iStock

    Aprenda a descansar

    Um estudo feito pelo Instituto Americano de Saúde Mental descobriu que ao descansar alguns neurônios do cérebro desligam, imitando o que acontece no sono, quando os neurônios param as atividades. Conseguir descansar pode reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a clareza mental, a criatividade e a motivação.

  • iStock

    Ligue o ventilador

    Estudos mostram que um clima mais fresco é melhor para dormir (nada que você já não tenha adivinhado em um verão 40°C, não é mesmo?). Diminuindo a temperatura do corpo você desencadeia um processo que inicia o sono. Deixar por volta de 16°C a 20°C já garantem resultados.

  • iStock

    Tente meditar

    Seu cérebro pode estar precisando de mais ajuda e orientação para adormecer, e a meditação pode ajudar a trazer o sono. Um estudo do Journal of the American Medical Association provou que a meditação melhora a qualidade do sono em adultos, reduzindo preocupações, distúrbios de humor e aquele hábito de ficar repassando os erros e acertos da vida antes de dormir.

  • iStock

    Não use apps de sono

    Se você dorme com o celular ao lado do travesseiro para medir o sono, saiba que não é uma boa. Pode ser bacana analisar quando você está em sono profundo, mas uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine mostrou que dormir ao usar aplicativos causa uma pressão nos usuários, que querem bons resultados e ficam ansiosas para alcançá-los, prejudicando a qualidade do sono.

Mais Saúde