PUBLICIDADE

Topo

Segunda sem carne: aprenda 5 receitas de hambúrgueres vegetarianos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Por Gabriela Guimarães

Colaboração para o VivaBem

15/01/2018 04h15

Diversos estudos apontam que o consumo de carne pode aumentar a mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares. E, não à toa, é crescente o número de pessoas que aboliram a carne do cardápio ou que, pelo menos, diminuíram o seu consumo, procurando alternativas nutritivas entre os vegetais. Então, aproveite esta Segunda sem Carne para repensar alguns hábitos e aprender estas cinco receitas de hambúrgueres vegetarianos. Além de apetitosos, são magrinhos e, por isso mesmo, recomendados, também, para quem que manter o shape. Experimente.

Fontes das receitas: Marcela Rossini Montenegro, nutricionista. Stella Herrmann, nutricionista. Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

 

  • Divulgação

    De Berinjela

    Ingredientes: 1 berinjela picada; 1 col. (sopa) de farinha de arroz; 1 col. (sopa) de polvilho azedo; 1 col. sopa de gergelim torrado; 2 col. (sopa) salsinha e cebolinha picada; 1 col. (café) de pimento-do-reino; 3 col. (sopa) de shoyu; 1 col. (sopa) de azeite e 1/2 xíc. de água. Preparo: preaqueça o forno a 180ºC. Cozinhe a berinjela na água com 2 colheres (sopa) de shoyu até que ela fique macia. Em seguida, escorra a água e coloque a berinjela em um bowl. Junte o gergelim, a salsinha e a pimento-do-reino e misture bem. Adicione o polvilho azedo e a farinha de arroz (a massa deve ficar um pouco mole). Modele os hambúrgueres e distribua-os em uma assadeira. Leve ao forno por 10 minutos. Misture o restante do shoyu com o azeite e reserve. Retire os hambúrgueres do forno, pincele-os com a mistura de shoyu e azeite. Retorne ao forno por mais 10 minutos, ou até dourar. Sirva em seguida. Valor energético: 1 porção - 124 Kcal.

  • Divulgação

    De Soja

    Ingredientes: 1 xíc. (chá) de proteína de soja; 2 copos de água morna; 1 ovo; 2 dentes de alho amassados; 3 col. (sopa) de farinha de trigo; 2 col. (sopa) de farinha de rosca; 1 col. (sopa) de cheiro verde picado; 1/2 xíc. (chá) de cebola ralada; 1 pitada de sal; 1 col. (café) de orégano; 1 pitada de pimento-do-reino branca e 1 pitada de cominho. Preparo: hidrate a proteína de soja na água morna por 20 minutos. Escorra a água e esprema bem o excesso. Misture com os demais ingredientes. Modele os hambúrgueres e distribua-os em uma assadeira untada com um fiozinho de óleo. Leve ao forno por 15 minutos, aproximadamente. Valor energético: 1 porção - 161 Kcal.

  • Divulgação

    De Lentilha

    Ingredientes: 300g de lentilha; 1/2 cebola picada; 1 col. (sobremesa) de mostarda; 200g de farinha de rosca; 1/2 maço de salsinha; 1 col. (sopa) de cominho; 1 col. (sopa) de gengibre; 1 xícara (café) de molho shoyu. Preparo: cozinhe as lentilhas na panela de pressão por 15 a 20 minutos e deixe esfriar. Coloque em uma vasilha. Misture a cebola e a salsinha picadas. Tempere a mistura de lentilha com sal, molho shoyu, mostarda e cominho. Rale o gengibre e esprema o sumo na mistura de lentilha. Acrescente aos poucos a farinha de rosca. Misture até dar liga. Modele os hambúrgueres e doure dos dois lados em uma frigideira untada com óleo. Valor energético: 1 porção - 127 kcal.

  • Divulgação

    De Brócolis

    Ingredientes: 1 xíc. (chá) de brócolis japonês; 2 col. (sopa) de cebola picada; 1 col. (sopa) de azeite de oliva; 1 pitada de sal do Himalaia; 1 pitada de pimento-do-reino branca; 1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada; folhas de alface a gosto e 1/4 de cenoura cortada em palitos. Preparo: Cozinhe no vapor os buquês de brócolis até que fiquem na cor verde bem viva. Depois, retire-os da panela e jogue-os na água filtrada gelada. Em seguida, processe os buquês no multiprocessador ou no liquidificador e coloque-os em um recipiente de vidro. Acrescente a cebola picada, a pimento-do-reino branca, o sal, o azeite de oliva e a farinha de linhaça. Misture bem e molde o hambúrguer. Em uma frigideira quente, grelhe o hambúrguer dos dois lados. Sirva com a salada de alface e os palitos de cenoura. Valor energético: 1 porção - 75 kcal.

  • Divulgação

    De Cogumelo Paris

    Ingredientes: 8 Cogumelos Paris frescos; 1 dente de alho fatiado; 1 col. (sopa) de azeite de oliva; 1 col. (sopa) de farinha de arroz; 1 abobrinha italiana; 1 col. (chá) de chia; 2 col. (sopa) de cebola picada; 1 pitada de sal do Himalaia e 2 talos de cebolinha cortados em fatias finas. Preparo: Fatie a abobrinha em rodelas de 1 cm. Deixe de lado as pontas. Em uma frigideira, grelhe as rodelas de abobrinha de ambos os lados, por alguns minutos, para ela não perder a cor. Reserve. Fatie os cogumelos e reserve. Em outra frigideira, doure o alho no azeite, acrescente os cogumelos, salpique sal, mexa e tampe. Deixe no fogo baixo por 3 minutos e desligue. Processe os cogumelos no multiprocessador ou liquidificador. Coloque em um recipiente de vidro, adicione a cebola picada, a cebolinha, a farinha de arroz, a chia e o azeite. Misture bem e molde os hambúrgueres. Depois, grelhe os hambúrgueres, em uma frigideira quente, dos dois lados. Sirva com as rodelas de abobrinha e as folhas de alface. Valor energético: 1 porção - 95 kcal.