PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Veja alguns motivos que tornam o iogurte um aliado da perda de peso

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem, em São Paulo

19/05/2022 04h00

O iogurte é uma ótima opção para quem busca se alimentar bem e emagrecer. Versátil, ele pode entrar no seu cardápio no café da manhã, no lanche da tarde ou pós-treino, na ceia e até ser usado como ingrediente para tornar algumas receitas mais saudáveis e menos calóricas —o estrogonofe, por exemplo, substituindo o creme de leite.

Abaixo, explicamos motivos que tornam o iogurte um aliado na perda de peso:

1. PROTEÍNAS

O nutricionista Victor Machado, responsável por elaborar os menus de Cardápios para Emagrecer, de VivaBem, já explicou que o nutriente tem papel importante na alimentação de quem busca reduzir a gordura corporal. As proteínas têm digestão lenta e dão saciedade (o que faz com que você demore mais para sentir fome). Além disso, ajudam a evitar picos de insulina, hormônio que incentiva o estoque de gordura corporal.

2. CÁLCIO

Uma revisão de estudos publicada no International Journal of Obesity mostra que pessoas que consomem iogurte regularmente têm menor IMC (índice de massa corporal) e acúmulo de gordura abdominal, em comparação a quem não come o laticínio. Segundo a pesquisa, uma das razões para isso é a presença de proteínas e cálcio no alimento.

Famoso por manter a boa saúde dos ossos, o cálcio tem efeito positivo na perda de peso por reduzir a absorção de gordura no intestino e também porque o baixo consumo do mineral favorece o aumento do nível de vitamina D e de paratormônio (PTH) no sangue. Conforme explicou a colunista de VivaBem Paola Machado, essas substâncias desempenham função importante no controle das células do tecido adiposo (gordura).

3. BACTÉRIAS BOAS

O iogurte é probiótico, ou seja, tem bactérias boas que contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a manter a microbiota (população de micro-organismos) intestinal saudável —algo importante para o controle do peso, pois essas bactérias exercem papel no metabolismo, na digestão, na absorção de energia e de nutrientes e até no humor (o que ajuda a evitar a fome emocional).

Como escolher um bom iogurte? Opte sempre pelo produto integral, que não contêm açúcar, mel, nem adoçantes. Os produtos mais saudáveis são os que na lista de ingrediente têm apenas leite e fermento lácteo. Victor Machado já ajudou o VivaBem a elaborar um ranking com os melhores iogurtes do supermercado. Confira!

Cardápios para Emagrecer

Estas dicas estão na newsletter de VivaBem desta quinta-feira (19/05) — cadastre-se aqui para recebê-la — e fazem parte de Cardápios para Emagrecer, projeto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem 5 cardápios inéditos, elaborados pelo nutricionista Victor Machado. Assinantes ainda recebem uma lista de compra e uma receita toda semana, podem tirar dúvidas com nutricionistas e ler outras dicas para ter uma alimentação mais equilibrada. Assine o UOL e tenha acesso ao Cardápios para Emagrecer e outros conteúdos exclusivos.