Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Será que vale o 'hype'? Veja 10 alimentos que vão bombar em 2024

Todo ano circula uma lista de alimentos "que prometem muito" e você acaba vendo esses itens em todos os lugares que vendem produtos naturais. Mas será que vale todo esse "hype" ou são apenas comidas comuns que não valem nosso rico dinheirinho? Tudo aquilo que viraliza fica mais caro, pois os comerciantes sabem que as pessoas estão dispostas a pagar.

Então aqui vai a lista dos 10 alimentos que vão bombar em 2024 e como consumi-los com sabedoria.

Imagem
Imagem: Getty Images

1. Café com cogumelo

A ideia aqui é adicionar cogumelo desidratado e triturado no meio do pó do café. Segundo alguns baristas, isso torna o café mais cremoso e com toque de castanhas.

A ideia é interessante, já que acrescenta mais nutrientes ao café, no entanto não funciona muito, já que o café pode inibir a absorção de alguns nutrientes dos cogumelos.

A melhor saída seria incluir os cogumelos nas refeições. Eles são excelentes fontes de selênio, que ajuda o corpo a produzir os antioxidantes que podem reduzir os danos celulares. Além de terem boas fontes de vitaminas B2, B3, B5 e B9, esta última também conhecida como folato. As vitaminas B são essenciais para o crescimento e a formação celular.

Imagem
Imagem: iStock

2. Alimentos com poucos ingredientes

É uma tendência que vale a pena seguir. Quanto menor for a lista de aditivos químicos nos produtos industrializados, mais saudáveis eles são. Os valores desses produtos costumam sim ser mais caros, já que são itens que duram menos tempo na prateleira do mercado, porém, pela saúde, vale a pena o investimento.

Continua após a publicidade

Claro que se você busca qualidade de vida e economia, sempre tem a opção de preparar seu próprio alimento, assim terá o mesmo produto do mercado, sem adição de conservantes e por uma fração do valor.

Imagem
Imagem: iStock

3. Produtos para saúde feminina

O mercado sabe que as mulheres estão mais dispostas a gastar mais dinheiro em produtos específicos relacionados à beleza feminina. Com isso, as indústrias estão vindo com grandes lançamentos voltados para este fim.

Vale lembrar que não precisamos consumir tudo que é lançado. Antes de suplementar, é melhor investir em uma boa alimentação e ter um estilo de vida saudável.

Imagem
Imagem: Míriam Ramalho/Wikimedia Commons
Continua após a publicidade

4. Cacau

Não estamos falando do chocolate, mas sim as formas mais simples dele, como o nibs de cacau e o cacau em pó.

Essa aqui é um trend que vale a pena! Por ser rico em flavonoides, o cacau ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no organismo como um todo. Ele também interfere na produção de óxido nítrico pelo corpo. Dessa forma, o cacau pode ser um aliado na prevenção da trombose, na redução da pressão arterial e também no melhor funcionamento do sistema cognitivo.

5. Doces embalados individualmente

Apesar de não valer a pena financeiramente, já que tudo embalado de forma individualizada é mais caro, essa é uma ideia muito legal para quem mora sozinho ou não quer abusar na porção do doce, por estar seguindo uma reeducação alimentar.

Imagem
Imagem: Istock
Continua após a publicidade

6. Trigo sarraceno

Cada vez mais as pessoas estão evitando glúten por ouvir coisas ruins a respeito dele, com isso o trigo sarraceno entra em cena, já que não contém glúten.

Essa é uma tendência que, se você não for celíaco ou tiver uma condição especial, não faz sentido comprar alimentos mais caros só porque foram feitos com trigo sarraceno. O glúten não é um vilão quando inserido dentro de uma alimentação balanceada.

Agora, se o foco é variar a alimentação, aí sim pode ser uma boa opção incluir alimentos diferentes para ter uma maior variedade no cardápio.

Imagem
Imagem: Getty Images

7. Macarrão instantâneo

A tendência aqui serão receitas para tornar o macarrão instantâneo mais saudável. No entanto, independente do que você colocar nele, nunca irá deixa-lo saudável. Isso porque o macarrão é pré-frito, por isso que ele cozinha em 3 minutos.

Continua após a publicidade

O melhor neste caso, se você está procurando por uma refeição rápida, seria cozinhar o macarrão cabelo de anjo, que também cozinha em 3 minutos. Para temperar, utilize temperos secos como: páprica defumada, orégano, cúrcuma, manjericão etc.

8. Alternativas para peixe, porém veganas

O veganismo tem tomado uma proporção maior a cada ano que passa e a indústria vem tentado recriar as carnes tradicionais, porém com ingredientes à base de plantas.

O problema é que muitos produtos veganos que imitam carne são cheios de aditivos químicos para dar textura e sabor igual ao do alimento original. Por isso, não são considerados alimentos saudáveis, mas sim ultraprocessados.

Consumir ocasionalmente estes produtos tudo bem, mas evite consumir no dia a dia. Se você busca uma alimentação vegana, mantenha a sua base em leguminosas ao invés de ultraprocessados.

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

9. Alimentos com pimenta

A tendência agora é misturar o doce com o apimentado, uma mistura de agridoce com toque de pimenta. Agora os mundos vão se misturar, então nas sobremesas você vai encontrar um toque de pimenta e as sobremesas vão para o alimento, como uma carne com molho de doce de ameixa apimentada, por exemplo.

Do ponto de vista nutricional, são fontes de vitaminas C e E, além de substâncias que são transformadas em vitamina A dentro do fígado. Tem um efeito termogênico, de aceleração do metabolismo. Além disso, ela traz bem-estar por sua ação anti-inflamatória, que alivia dores fortes causadas por algumas doenças.

10. Produtos feitos de maneira sustentável

As indústrias estão buscando novas formas de produzir os alimentos, gerando um impacto menor no meio ambiente. Aqui, quem tem essa possibilidade financeira, vale a pena investir nestes produtos, afinal quanto maior o número de pessoas comprando, menos será o impacto no planeta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes