Topo

Taise Spolti

Simples e aromático: creme de maçã serve como recheio e combina com iogurte

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

29/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando pensamos em receitas com maçã, imediatamente imaginamos tortinhas ou bolos, mas a fruta é prática para muitos outros preparos, inclusive salgados. Esse creme de maçã é delicioso, difererentão, aromático. Tenho certeza que quando você fizer pela primeira vez, vai incluir ele no seu livrinho de receitas indispensáveis.

Ele é prático também, pois você pode rechear tortas, bolos e cupcakes, comer com biscoitinhos, colocar por cima do seu mingau ou iogurte com frutas. Faz e me conta.

Ah! Eu uso nas receitas leite vegetal (eu mesma faço e tem receita rápida no meu Instagram @taisespolti), mas você pode usar leite tradicional, se preferir.

Ingredientes

  • 4 maçãs médias
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres (de sobremesa) de açúcar de coco ou mascavo
  • 1 colher (de chá) rasa de canela
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 2 colheres (de sopa) de amido de milho
  • 2 xicaras (de chá) de leite vegetal (ou o seu preferido)

Modo de preparo

  1. Higienize as maçãs e retire as cascas --use-as para fazer chá ou seque no forno para ter um snack de fruta seca;
  2. Corte as maçãs e retire as sementes. Coloque a fruta no liquidificador e processe até formar um creme leve. Coloque o creme em uma tigela e acrescente o açúcar. Misture com o auxílio de um batedor de arame e, depois de dissolvido o açúcar, acrescente o amido de milho e misture novamente. Acrescente a noz-moscada, a canela e a pitada de sal e misture de novo;
  3. Em uma panela, coloque o leite, deixe ficar morno em fogo médio e então acrescente o creme de maçã. Misture sempre em fogo médio, até que comece a desgrudar do fundo da panela levemente. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e então cubra com filme plástico para levar a geladeira. Lembre-se de encostar o filme em toda a base do creme, para que não crie aquela película dura por cima;
  4. Após esfriar na geladeira, retire o filme e misture novamente com o batedor de arame para estruturar o creme.