PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Aprenda um molho leve e picante para churrasco, assados ou saladas

Taise Spolti
Imagem: Taise Spolti
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

15/04/2021 04h00

Esse final de semana fizemos churrasco aqui em casa, eu Valter e Pietra, nossa filha, que, assim como nós, ama carne e musica boa num domingo de sol.

Nossos churrascos sempre têm legumes assados, para que assim não haja necessidade de pães ou salada de maionese. Mesmo que você tenha o seu costume, esse molho rápido vai agradar também, assim como agradou aqui.

Ele é leve, mas picante, caiu muito bem com a carne e a berinjela assada, mas sobrou um pouquinho e eu usei no dia seguinte para o frango e uma salada de rúcula, ficou sensacional.

Ingredientes

  • 4 dentes de alho
  • 1 colher (de sopa) de cada erva fresca picada: manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho (não se assuste, tem que ter bastante erva fresca)
  • 1 colher (de chá) de pimenta caiena (pode usar dedo-de-moça, jalapeño ou a que tiver em casa e for realmente picante)
  • 4 colheres (de sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (de chá) cheia de sal marinho
  • Pimenta preta moída na hora a gosto
  • Suco de 1/2 limão
  • Raspas de 1/2 limão
  • 300 g de iogurte integral sem soro (consistência bem firme, o equivalente a dois potinhos daqueles de supermercado)

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é misturar muito bem todas as ervas, pimentas, sal e azeite. Quanto mais picadinhas ficarem as ervas, melhor. Amasse e pique os dentes de alho, misture com as ervas e o azeite e, por fim, coloque as raspas de limão. Leve para a geladeira ou em um vidrinho fechado e deixe por 1h ou um pouco menos para incorporar bem os sabores;
  2. Enquanto isso, abra um pouquinho o potinho de iogurte e tire o soro, deixe que o soro escorra sem fazer força, deitando o pote na diagonal ou horizontal e deixe descansando. O iogurte ficará com a consistência mais firme;
  3. Por fim, quando o iogurte estiver firme, misture-o ao molho e jogue um pouco do suco de limão para regular a acidez. Se for necessário, acrescente um pouco mais de sal.