Topo

Taise Spolti

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Evite 4 erros na dieta que prejudicam os resultados e a saúde

Comer muito pouco é um dos erros que dificultam a manutenção da dieta - iStock
Comer muito pouco é um dos erros que dificultam a manutenção da dieta Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

07/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você conhece alguém que está sempre fazendo dieta? Ou que vive testando uma nova moda aqui e outra ali e mudando constantemente a rotina de alimentação? Normal, praticamente todas as pessoas já fizeram (ou ainda fazem) essas coisas em busca de resultados. Mas a questão é que nem todos acertam.

Muitos erros são cometidos quando as escolhas alimentares são baseadas na moda, no momento, nos produtos da vez ou feitas de modo emergencial, se concentrando apenas em obter resultados para algo específico —um casamento, o verão etc. E esses erros comprometem não somente a estrutura emocional do indivíduo, já que talvez não seja sustentável manter essa dieta por muito tempo, como também em estado físico, comprometendo sua saúde.

Para ajudar você que está pensando em fazer mudanças na alimentação agora não cometer equívocos, explicarei alguns erros comuns que é importante evitar.

1. Comer pouco

Foi se o tempo em que comer pouco era a solução para o emagrecimento. Comer muito menos do que o corpo precisa cria um alerta no nosso sistema de recompensa (eu falei sobre ele no texto em que expliquei por que açúcar não causa transtorno alimentar) e aciona o que chamamos de 'metabolismo de urso', aquele que só quer hibernar e dormir para poupar energia, já que pode estar em perigo devido à indisponibilidade de alimentos.

Comer pouco irá funcionar nos primeiros dias de dieta, e é aí que muitos programas de emagrecimento charlatões enchem o bolso, pois de fato qualquer organismo humano irá perder peso nos primeiros 15 a 20 dias de restrição alimentar, fazendo com que o indivíduo se engane achando estar emagrecendo, quando na verdade está só perdendo peso. Sim, são coisas diferentes. Emagrecer é reduzir a gordura corporal e, ao diminui o peso uma pessoa pode estar perdendo músculos e água, não gordura.

A partir do momento que você entra nesse estado de reserva de energia obrigatória pois está comendo pouco, seu corpo inicia um processo de reserva de energia onde lhe dá mais rendimento, ou seja, você gasta e perde massa muscular e faz reserva de massa gorda. Além disso, o sistema de recompensa recebe um reforço positivo fazendo com que você não procure apenas um pedacinho de chocolate (ou qualquer outra coisa calórica que lhe agrade) para te satisfazer como antes, mas sim uma barra inteira de chocolate ou uma quantidade relativamente muito mais alta como se você estivesse 'em descontrole'.

Tenho certeza que você conhece alguém que quando faz dieta entra nesse estado de "querer comer tudo que tem pela frente" após alguns dias de restrição sem orientação. E isso nos leva ao segundo erro...

2. Fugir de situações que você gosta

Somos humanos e vivemos em sociedade, buscamos estar sempre que possível junto de outras pessoas —obviamente aqueles que amamos e que nos fazem estar em situações de prazer. O convívio social nos proporciona momentos felizes, comemorações, risadas, e geralmente isso envolve refeições e bebidas.

Quem está realizando uma dieta muito restrita sem a orientação de um profissional tende a evitar momentos assim ou locais que podem servir de gatilho para o que falamos ali em cima: comer descontroladamente. Esse fator é desmotivador, já que quando aliamos uma reeducação alimentar a momentos de prazer, tudo se torna mais tranquilo e fácil de manter por longos períodos —e é esse o objetivo.

Não evite situações que você gosta de participar só porque terá comidas calóricas, mas esteja atento à situação e pense no que você pode evitar para comer demais. Por exemplo, antes de ir a um aniversário, faça uma refeição em casa, pois assim ao chegar na festa você não sentir necessidade de encher a barriga de coxinha e brigadeiro, como se estivesse de estômago vazio, e pode comer só um ou dois salgadinhos para matar a vontade.

Seja claro também com seus amigos e, se alguma situação desconfortável acontecer, como piadinhas de mau gosto ou pessoas tentando te empurrar comida abaixo sem respeitar o seu momento, imponha-se sem vergonha ou medo. Lembre-se que falta de educação é o que estão lhe causando, não você recusar alguma comida por querer se cuidar.

3. Colocar uma data limite para 'enfiar o pé na jaca'

Uma das situações mais complicadas que eu vejo nas pessoas que atendo é a 'data limite', aquele dia que mesmo antes de começar a dieta elas escolhem para poder comer tudo o que der vontade e aparecer pela frente. Aí, o indivíduo começa a reeducação alimentar e só fica pensando na festa de casamento, no café da manhã do hotel que vai tirar férias ou no rodízio de pizza que irá comemorar o aniversário dali uns meses, para comer como se não houvesse amanhã.

Numa situação assim, pense como fica o preparo emocional para seguir uma reeducação alimentar. Antes mesmo de dar o primeiro passo para a dieta, você já está com a cabeça no momento final em que vai poder comer muito. E isso vai se intensificar a cada mordida que você der em um alimento que não é a comida que você está contando os dias para consumir.

Isso causa frustração atrás de frustração ao longo da dieta, desviando seu foco no agora e no sabor da alimentação do momento. Esse desvio de atenção obviamente só fará você se distanciar da alimentação saudável e sempre que tiver que entrar em uma "nova dieta" (pelo ciclo vicioso que se criou e não pelo hábito que poderia ter virado), você sentirá repulsa e desgosto.

4. Estar desatento ao que come

Esse ponto está atrelado a todos os outros e significa não só a atenção no momento da refeição, mas em toda a dieta. Se você só está concentrado na data final, no chutar o balde, no prazer que vai ser quando tudo acabar, provavelmente você não está atento ao que está fazendo hoje, e isso se traduz em desprazer.

Se concentrar no agora e na situação atual, em qualquer segmento de sua vida, seja no trabalho, seja financeiro, seja no estudo, faz com que você crie mais vínculos a isso e se torne mais prazeroso o caminho que está seguindo. Criar vinculo com a alimentação, com os hábitos, com a rotina, estar atento ao que come, descobrir sabores que antes não sentia, sentir o cheiro da refeição, estar atento à quantidade que está comendo e se sentir saciado são itens essenciais para criar o vínculo do prazer com a dieta e a rotina.

Quando criamos esse vínculo prazeroso, qualquer situação com pessoas, locais, momentos se tornam livres do peso de estar 'fazendo dieta', 'hoje não posso', 'não posso comer tal coisa' etc.

Não deixe que os novos hábitos se transformem em algo insustentável na sua rotina. Leia atentamente esses quatro pontos e faça com que sua escolha pelos bons hábitos alimentares não tenha data para acabar, e, sim, seja para toda a sua vida.

Se você gostou das dicas e identificou algum amigo ou até você mesmo em alguns desses pontos, conte para mim e não deixe de compartilhar! Siga meu Instagram para ficar por dentro de mais dicas para se alimentar de maneira saudável e prazerosa: @taisespolti