Topo

Taise Spolti

Sem frustrações: como preparar uma lista de metas para 2021 que sejam reais

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

20/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo mundo tem a sua tradição, seus costumes ou "mandingas" de família quando chega o final de ano: cor da roupa, lingerie, semente de uva. Tenho certeza que a grande maioria das pessoas já apostou em algo durante a virada de ano para atrair boas energias para o ano que está chegando.

Independentemente de qual é a sua tradição, ao chegarmos nessa época tendemos a fazer análises internas de como foi o ano que passou, o que fizemos, o que não fizemos, o que gostaríamos de fazer. E se tem um item que quase sempre aparece nas listas de final de ano como desejo é: ser mais saudável, ou então emagrecer, treinar mais, começar a correr.

Enchemos essa lista de esperanças, de coisas que podem parecer vagas ou amplas demais, e é aqui o ponto que eu quero chegar: ao fazer listas de desejos para o ano que está vindo, seja mais objetivo, seja simples e vá direto ao ponto.

Na matéria sobre organização que eu escrevi há alguns dias, mencionei sobre a importância de usarmos palavras diretas para fixação daquilo que estamos nos comprometendo a fazer, e não daquilo que estamos nos comprometendo a não fazer mais. A chave para nossas listas para o próximo ano deve seguir a mesma linha: simples, objetiva, clara e direta.

Para auxiliar vocês, listei algumas sugestões que podem servir de exemplo na elaboração das suas metas, minimizando as possíveis frustrações que podem acontecer, caso você descreva coisas que nem mesmo você está disposto a levar adiante —basta chegar o primeiro final de semana ou então postergar para "só depois do Carnaval".

1. Faça uma lista pequena e com linguagem realista

Comece pensando naquilo que você gostaria para o próximo ano e vá dissecando ele em pequenas partes, até chegar nos itens mais importantes que o levam ao objetivo inicial.

Coisas como "neste ano vou perder 15 kg" podem ser facilmente substituídas por "vou perder 1,5 kg por mês". Ou então, substitua o "este ano quero fazer minha primeira maratona" por "vou procurar uma turma de corrida e me comprometer a treinar e dar meu melhor".

2. Não terceirize

Não coloque em sua lista itens que dependem de eventos naturais ou que estão fora de sua escolha, como precisar de terceiros para a realização daquilo. Isso afasta você da responsabilidade de levar esse item adiante e ainda causa frustração caso ele não seja alcançado.

Em vez de dizer "vou inscrever eu e meu marido na academia", diga "vou me inscrever na academia". Se você der o seu melhor, as pessoas que você ama e querem seu bem se sentirão inspiradas.

3. Use sempre linguagem positiva

Escreva de forma clara e direta aquilo que deseja fazer ou realizar, e não aquilo que não deseja mais. Como eu já expliquei antes, é mais fácil fixar algo novo do que esquecer algo que já está aprendido na sua rotina.

E aqui tem muitos exemplos:

  • "Não vou mais tomar refrigerante". Troque por "Vou tomar menos refrigerante e mais água";
  • "Não vou mais comer leite e derivados, pois me fazem mal". Troque por 'Vou reduzir os itens derivados de leite que eu sinto que me fazem mal';
  • "Não vou comer tanta fritura". Troque por "Vou diminuir as frituras e tentar trocar pelos assados" --lembre-se: um passo de cada vez.

4. Use seus objetivos e metas para mentalizar e materializar melhorias como um ser, não apenas setorizando áreas

Veja alguns exemplos do que escrever:

  • Vou me respeitar mais e dizer o que sinto na hora que sinto;
  • Evitarei que me digam o que comer, quando comer e o quanto comer (isso serve para aquelas tias e avós que nos pressionam em eventos onde todo mundo deve se sentir empanturrado, comer até "passar mal" ou para não fazer desfeita), a menos que seja orientação do meu profissional da saúde;
  • Neste ano vou fazer mais, sentir mais e agradecer mais;

A importância das metas curtas e diretas

É tentador colocar em nossas listinhas de desejos e metas coisas grandiosas, como viagens, economias gigantes. É superválido e eu acredito muito que devemos ter essas metas claras, mas vale sempre lembrar que para grandes coisas acontecerem, as pequenas devem ter sido alcançadas uma por uma, como degraus da escada ou blocos de montar.

É muito mais positivo e esclarecedor quando desmontamos essas grandes metas em pedaços menores e as realocamos de maneira correta e em ordem. Assim, você terá sempre o gostinho das metas sendo alcançadas de forma segura e consistente, no lugar de pequenas e constantes frustrações ao longo de mais um ano que se inicia cheio de esperança.

Aproveite esse momento de fazer sua listinha para colocar nela toda sua energia, use e abuse de sua fé também, pois é essencial ao corpo e à saúde e serve como aquele combustível a mais nos momentos bons e ruins que fazem parte de nossas vidas.

Gostou das dicas? Me conta ai nos comentários e lá no meu perfil do Instagram (@taisespolti) qual sua tradição de final de ano e como está sua elaboração da listinha.