Topo

Taise Spolti

A organização como papel fundamental do emagrecimento

Pra-chid/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Pra-chid/Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

06/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A cada consulta e atendimento, quem procura planejamento alimentar, dieta ou planos de treinos tende a largar essa nova rotina assim que ela se transforma em algo habitual e rotineiro, ou até mesmo antes.

Procuramos o novo para nos fazer sair da inércia e não é diferente quando pensamos em planos para nosso físico e nossa saúde, independentemente do objetivo final ser estético ou não. Mas toda essa sensação de adrenalina e satisfação inicial que temos ao receber nosso planejamento novo pelas mãos do profissional pode cessar em questão de dias e poucas semanas. Isso faz com que a adesão por esse novo plano diminua antes mesmo de se tornar um hábito.

Um dos fatores que faz com que qualquer profissão tenha sucesso é a organização. Não diferente de outras áreas da nossa vida, como faculdade, emprego, filhos, escola, trânsito, viagens, finanças, a saúde ou mudança corporal através de diferentes estratégias e hábitos deve ser vista pela mesma perspectiva: organização.

Quando nos desprendemos do antigo hábito que nos trouxe até o então momento em que reconhecemos que há algo a ser modificado, como melhorar a alimentação para diminuir os sintomas da hipertensão, do diabetes ou dislipidemia (elevação de colesterol e triglicerídeos), por exemplo, temos que entender que esse antigo hábito (ou o somatório de vários hábitos ruins) está sendo treinado dia após dia por anos, alguns por comportamento e busca por satisfação momentânea e outros por padrão cultural e social.

Cabe a nós avaliarmos quais desses hábitos serão passíveis de se modificar ou melhorar. Eles foram padrões presentes e repetidos durante muito tempo nos últimos anos, o que nos faz pensar: para haver mudanças significativas de agora em diante, o comportamento deve ser diferente de antes? Repetição, repetição, repetição, até que nosso comportamento entre em sintonia com esses novos hábitos e que esses hábitos se tornem rotina, sem que haja aquele desconforto que nos faz desistir dos nossos objetivos.

Para isso, listei algumas estratégias muito importantes que fazem parte de uma boa organização, leve e simples, para que você consiga levar adiante os seus objetivos para além de alguns dias ou semanas:

1. Nada como o papel

Escreva alguns passos importantes da sua nova rotina. Ao escrever, você estará dando atenção plena para aquilo que está sendo escrito e isso auxilia na fixação do que você está disposto a realizar. Então, escreva em uma folha em branco, em uma agenda ou planner os principais pontos de sua nova rotina, como: "Vou trocar o copo de suco por água durante o almoço", "Começarei as compras pelo hortifruti do mercado", "Deixarei uma garrafa d'água sempre ao lado da minha mesa do escritório".

2. Escreva apenas o que vai se comprometer a realizar, e não o que não quer mais fazer

Existe uma grande diferença entre fixar o que se quer e repetir o que não se quer mais. Mesmo usando a negativa do "não vou mais fazer tal coisa", isso também é repetição. Como essa afirmação já está instalada em sua rotina e hábitos, o fato de dizer "não vou mais tomar refrigerante" estará repetindo a palavra refrigerante, e isso é a mesma coisa que dizer ao seu cérebro: peça refrigerante. Para melhorar e facilitar isso, troque a negativa pela afirmativa, então repita e escreva sempre o que vai fazer e não o que não vai fazer.

Sugestões: Comece a usar "vou tomar mais água" e "vou comer uma banana no lugar de uma fatia de pão branco no café da manhã", e deixe de lado o "não vou mais tomar suco" ou então "vou parar de comer pão branco".

3. Ainda no planejamento da escrita, organize as tarefas e pequenas metas

Escreva os pequenos passos que você deve fazer que são importantes diariamente e os que são importantes semanalmente. Quando pegamos um grande passo e quebramos ele em pequenos pedaços para serem feitos dia após dia, isso se torna muito mais fácil de ser alcançado e menos trabalhoso.

Coisas bem simples que facilitam sua adesão pela nova dieta ou em sua rotina de novos hábitos podem ser escritas assim: qual dia da semana você fará as compras na feira, qual dia da semana você fará corrida, qual dia da semana você vai descansar, qual horário é melhor para preparar suas refeições que levará para o trabalho e que vai render uma economia a mais no final do mês.

Começando com pé direito

Você deve ter notado que, além de ser importante a organização dos pensamentos e pequenas atitudes diariamente para que cheguemos na meta estabelecida, o grande aliado nessa tarefa que é se organizar está em arregaçar as mangas e escrever. A escrita envolve sentidos importantes do nosso corpo para que haja fixação: visualização, tato, leitura, audição (importante ler em voz alta para que você fixe com mais intensidade) e, obviamente, o tempo que você vai desprender fazendo algo no aqui e no agora.

Uma última dica: faça isso no domingo! Você já começa a semana sem ter o sentimento de estar fazendo coisas novas por obrigação, mas com a sensação de saber que estará tudo em ordem, conforme o seu comprometimento.

Em duas ou três semanas realizando essas etapas simples no domingo, o que antes era visto como obrigação, agora vira hábito e rotina.

Por fim, não esqueça de me contar como foi essa leitura e seu processo de organização aí na sua rotina, ok? Pode me contar lá no meu perfil do Instagram (@taisespolti), pois agora, além de receitas lindas e funcionais aqui no blog, vou conversar com vocês sobre questões comportamentais e muitas dicas para se saírem bem em um estilo de vida mais saudável.