Topo

Taise Spolti

Massinha de banana verde é saudável permite recheios salgados ou doces

istock
Imagem: istock

Colunista do UOL

22/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de ver uma receita de tortilha com banana frita criada por uma chef que admiro muito, me veio a ideia de realizar essa massinha para outros fins, seja para uma entradinha ou como refeição usando o recheio que você desejar.

Ingredientes

  • 3 bananas verdes com casca
  • 1 colher de sobremesa de farinha de milho fina (aquela para fazer polenta)
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta preta a gosto opcional

Modo de preparo

Tenha em mãos dois saquinhos plásticos de cozinha (qualquer um que você use para guardar alimentos), e uma panela média para usar na hora de prensar.

Cozinhe as bananas em panela de pressão sem água por 20 minutos, se preferir pode assar no forno até que a casca fique preta. Retire a casca das bananas verdes e descarte. Coloque a banana cozida em um recipiente com a farinha, sal, pimenta e amasse com uma espátula grande ou com o auxílio das mãos até formar uma massa firme. Faça algumas bolinhas do tamanho de um limão e leve para a geladeira até esfriar.

Depois, coloque uma folha do plástico na bancada e em cima dela, bem no meio da folha, coloque uma bolinha de massa. A seguir, coloque mais uma folha do plástico e então prense essa bolinha de massa com o fundo da panela.

Essa maneira de prensar faz com que elas fiquem bem redondinhas e perfeitas, mas se não quiser ter esse trabalho, pule essa etapa e abra a massa com um rolo.

Esquente uma frigideira com um fio de azeite e coloque um lado da massinha aberta, depois vire com cuidado e asse o outro lado. Pode rechear, quebrar em pedacinhos e usar como petisco.