PUBLICIDADE

Topo

Merengue vegano com aquafaba: aprenda a fazer doce e substituto para ovos

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

08/07/2020 04h00

Já ouviu falar em aquafaba? É uma forma de substituir os ovos usando grãos-de-bico, excelente para receitas veganas. Eu já passei aqui um muffin usando batata caara (ou cará) para substituir ovos, pois sua textura é exatamente igual a clara de ovo, lembram?

Mas a aquafaba é bem mais fácil de usar, rende muito e pode ser usada em diversos preparos doces e salgados (de molhos a preparações mais encorpadas como musses). Decidi então iniciar essa jornada de receitas com aquafaba pela mais simples e apetitosa que vai agradar a muitas pessoas que gostam de um docinho: um bom merengue!

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico
  • 3 xícaras de água (+ a água de remolho que vai fora)
  • 1/2 xícara de açúcar de coco (por isso ele fica mais escurinho, se fizer com açúcar comum ou demerara, ou então xilitol, ficará mais branco)
  • 1/2 colher de chá rasa de essência de baunilha natural

Preparo da aquafaba

  1. Deixe o grão-de-bico em molho coberto de água de um dia para o outro -- mesmo se você fizer durante o dia o molho, certifique-se de fazer a troca dessa água pelo menos 2 vezes (isso serve para qualquer leguminosa), na manhã seguinte lave bem os grãos e escorra bem toda a água.
  2. Leve para a panela de pressão a xícara de grão de bico junto as três xícaras de água e não tempere com nada (nem sal, nem gorduras, nem ervas). Assim que a panela pegar pressão deixe que cozinhe por 20 minutos e desligue.
  3. Quando a pressão sair por completo, retire o grão-de-bico com a água e coloque em um vasilhame para levar a geladeira. Deixe de um dia para o outro (isso garante que as propriedades do grão-debico sejam distribuídas também para a água) e então escorra em uma peneira.
  4. Pronto, sua aquafaba está pronta para o uso.

Preparo no Merengue

  1. Leve para a batedeira a aquafaba e bata por 5 minutos em velocidade média. Assim que começar a ficar com ponto de clara em neve mole, vá acrescentando o açúcar e a baunilha e bata por mais 5 a 7 minutos (até chegar no ponto de merengue que você desejar).
  2. Quando mais bater mais consistente e brilhante ficará (ponto de pico duro).
  3. Use em seguida puro ou em outras preparações que desejar.
Errata: o texto foi atualizado
Diferente do informado no texto, no passo 1 da receita de merengue, deve-se bater a aquafaba em velocidade média e não em "temperatura média". O texto foi corrigido

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL