Topo

Viagem


Governo da Itália retoma entrada gratuita em museus no 1º domingo do mês

Fila de turistas para entrar no Coliseu de Roma, na Itália - Getty Images
Fila de turistas para entrar no Coliseu de Roma, na Itália Imagem: Getty Images

04/10/2019 09h58

O Ministério dos Bens Culturais da Itália anunciou nesta quinta (3) que os museus administrados pelo governo voltarão a oferecer entrada gratuita no primeiro domingo do mês a partir do próximo dia 6 de outubro.

A iniciativa havia sido instituída em julho de 2014, pelo então ministro Dario Franceschini, do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, mas foi limitada por seu sucessor, Alberto Bonisoli, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

Com a troca de governo na Itália, em agosto, Franceschini voltou ao cargo e decidiu retomar o projeto. A lista de mais de 300 atrações com entrada gratuita no primeiro domingo do mês inclui o Parque Arqueológico do Coliseu e as Termas de Caracalla, em Roma, as Gallerie degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia, em Florença, o Museu Real de Turim e o sítio arqueológico de Pompeia.

Segundo o Ministério dos Bens Culturais, a iniciativa já atraiu cerca de 15 milhões de visitantes desde 2014. Na gestão Bonisoli, o governo havia trocado os "domingos gratuitos" por 20 dias com entrada de graça distribuídos ao longo do ano. O ex-ministro alegava que a medida era "publicitária" e causava superlotação na alta temporada.

Viagem