Topo

Da Augusta ao "Ibira": app revela os pontos mais badalados de São Paulo

Ponte no Parque Ibirapuera, em São Paulo - iStock
Ponte no Parque Ibirapuera, em São Paulo Imagem: iStock

Do UOL

24/01/2020 11h47

Pode parecer clichê, mas São Paulo não para mesmo para quem procura passeios e badalação. Na semana em que a metrópole comemora 466 anos, o app de transporte Uber divulgou a lista dos lugares favoritos de seus passageiros para se divertir na cidade.

Os locais foram divididos em quatro categorias: teatros e casas de espetáculos, parques, ruas de compras e ruas boêmias. Confira o que agita a aniversariante e inspire-se para passear por ela.

Teatros e casas de espetáculos

1. Theatro Municipal

Escadaria interna do Theatro Municipal de São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Um dos cartões-postais culturais mais importantes da cidade foi inaugurado no ano de 1911 para atender à elite paulistana da época. Um dos marcos da história do teatro foi a passagem, em 1922, da Semana de Arte Moderna no local. Hoje é palco de diversos espetáculos de orquestras sinfônicas, espetáculos de canto e dança, incluindo eventos gratuitos.

Praça Ramos De Azevedo, s/n - República, São Paulo

2. Teatro Renault

Lina Mendes e Thiago Arancam em cena de "O Fantasma da Ópera", em cartaz no Teatro Renault - Lenise Pinheiro/Folhapress - Lenise Pinheiro/Folhapress
Imagem: Lenise Pinheiro/Folhapress

Construído em 1929 (antigo Teatro Paramount e antigo Teatro Abril), foi incendiado em 1969, reformado em 2000 e reinaugurado em 2001. Tem capacidade para 1.530 espectadores e, no passado, foi palco de apresentações dos famosos festivais de Música Popular Brasileira, transmitidos pela Record. Atualmente, a fama do local é feita por abrigar célebres musicais da Broadway.

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 - República, São Paulo

3. Sala São Paulo

Sala São Paulo - Caio Guatelli/Folhapress - Caio Guatelli/Folhapress
Imagem: Caio Guatelli/Folhapress

Faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes, em uma antiga estação ferroviária, localizado no centro de São Paulo. É tida como a primeira sala de concertos do Brasil, inaugurada em 1999. Já foi eleita - em 2015 - como uma das dez melhores casas de concertos do mundo e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico.

Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo

Parques

1. Ibirapuera

Vista aérea do Parque do Ibirapeura - iStock - iStock
Imagem: iStock

O parque de grandes dimensões (1,6 milhão de metros quadrados) e extensa área verde conta com muitas atrações para os visitantes. É lá que estão o Auditório Ibirapuera, a Oca, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês, o Museu Afro Brasil, o MAM, o Planetário, o Ginásio de Esportes e mais. Foi inaugurado em 1954 para comemorar o quarto centenário da cidade.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo

2. Villa Lobos

Parque Estadual Villa Lobos, em São Paulo - iStock - iStock
Imagem: iStock

O princípio da criação do parque na zona oeste de São Paulo era uma homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa Lobos, para ser um espaço que reunisse música, lazer, cultura e esporte. Uma das atrações especiais e cartão-postal do parque é o Orquidário Ruth Cardoso (ao fundo da foto).

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo

3. Parque do Carmo

Cerejeiras do Parque do Carmo, em São Paulo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Localizado na zona leste paulistana, tem reserva de Mata Atlântica com diversa fauna e flora. Tem área de ciclovia, pista de cooper, espaço para piquenique e churrasqueira, aparelhos de ginástica, campo de futebol, playgrounds, etc. O Parque do Carmo é bastante visitado nos meses de julho e agosto, quando florescem as cerejeiras.

Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera, São Paulo

Ruas de compras

1. Rua Oscar Freire

Rua Oscar Freire, em São Paulo - iStock - iStock
Imagem: iStock

O nome da rua é uma homenagem ao médico que levou a medicina legal à universidade, tendo sido professor na USP e um dos fundadores do IML. A famosa via de comércio de luxo de São Paulo é um paraíso para os fashionistas, reunindo grifes refinadas ao longo de 2,6 km de extensão no bairro Jardins. O local também tem diversas opções de charmosos cafés, bares e restaurantes.

2. Rua José Paulino

Rua de comércio José Paulino em São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Situada no Bairro do Bom Retiro, essa rua é bastante conhecida pelas opções de comércio, a varejo e atacado, de roupas na região. As peças são consideradas econômicas e variam de moda casual a vestidos de festas. No fim do século 19, foi ocupado por imigrantes europeus (portugueses e italianos). É conhecida, coloquialmente, como "Zepa".

3. Rua 25 de Março

Rua 25 de março  - Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo - Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo

Outro centro de comércio popular, que vai além da moda, com diversas opções de galerias com eletrônicos, acessórios, brinquedos, papelaria, objetos de decoração, bijuterias, artigos para as festas, etc. Muito próximo da famosa rua, está localizado o Mercadão de São Paulo, outro ponto de atração de turistas na cidade.

Ruas boêmias

1. Rua Augusta

Rua Augusta, em São Paulo - Rodrigo Dionisio/Frame - Rodrigo Dionisio/Frame
Imagem: Rodrigo Dionisio/Frame

Ponto de encontro de "todas as tribos". É o que costuma a se dizer da via que corta a Avenida Paulista, tanto no sentido Jardins como no sentido Centro. Tem diversas opções de lojas, galerias, bares, restaurantes, baladas e os famosos "inferninhos".

2. Rua Aspicuelta

Bar na Rua Aspicuelta, na Vila Madalena, em São Paulo - iStock - iStock
Imagem: iStock

3.Um endereço clássico para quem gosta de curtir a boemia na Vila Madalena. Tem opções ecléticas de bares, que ficam muito próximos um do outro, dos mais simples aos mais sofisticados, com música ao vivo com samba, pagode, sertanejo.

3. Rua dos Pinheiros

Bar na Rua dos Pinheiros, em São Paulo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Mais um point da cidade cheio de bares com opções para todos os públicos, entre locais clássicos e também alternativos do público de São Paulo. Para quem procura bons lugares para comer há restuarantes, pizzarias, hamburguerias e até o estabelecimento de empanadas de Paola Carosella.

Descontos no aniversário de São Paulo

A Uber dará descontos para quem visitar um destes pontos turísticos neste sábado (25) como ponto inicial ou final da viagem. Cada usuário poderá fazer duas viagens que envolvam os destinos listados e o desconto máximo, por corrida, é de R$ 15.

Para os teatros do ranking, o desconto é na categoria Uber Black (cupom BLACK466; ); para os parques, é Uber Juntos (JUNTOS466); para as ruas de compras, é Uber Confort (COMFORT466) e para as ruas boêmias será o Uber X (UBERX466).