Topo

Viagem


Ex-bunker nazista em Hamburgo será transformado em hotel de luxo

Projeto da NH Hotel Group vai transformar topo de bunker nazista em hotel em Hamburgo - Divulgação/NH Hotel Group
Projeto da NH Hotel Group vai transformar topo de bunker nazista em hotel em Hamburgo Imagem: Divulgação/NH Hotel Group

Do UOL

24/10/2019 10h04

O ex-bunker nazista Flakturm IV Hochbunker, em Hamburgo (Alemanha), será transformado em um hotel de luxo com um imenso jardim no topo. A iniciativa foi anunciada pela empresa espanhola NH Hotel Group, que ganhou a licitação para operar o hotel.

Construído em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o local agora será rebatizado como nhow Hamburg e contará com 136 quartos divididos em 5 andares, bar, café e restaurante. Programado para abrir em 2021, terá o preço médio programado para as diárias de 100 euros.

Outro destaque é o projeto paisagístico, com jardim no cume do grande prédio, que incluirá um memorial dedicado às vítimas da Alemanha nazista e um espaço para exposições.

O passado do bunker

Mais de mil bunkers foram construídos em Hamburgo na época e o Flakturm IV Hochbunker era um dos maiores da Alemanha.

O local foi projetado para abrigar 18 mil pessoas, mas cerca de 30 mil procuraram abrigo durante ataques aéreos naquele período. Três anos após a construção, os nazistas foram derrotados e o governo alemão considerou demolir o bunker, mas o plano foi descartado pois a quantidade de dinamite a ser utilizada na ação seria muito grande.

Logo após o fim da guerra, civis foram abrigados durante a crise habitacional pós-guerra.

O local foi alugado e foi ali que, em 1950, a empresa NWDR transmitiu as primeiras imagens de televisão na Alemanha. Na década de 90, o ex-bunker ficou conhecido como o "bunker da mídia" pois passou a abrigar inúmeros estúdios e estações de rádio no local.

Hoje conhecido St Pauli Bunker, funciona como um grande prédio comercial, como espaço de escritório para cerca de 40 empresas. Elas continuarão operando no local após a construção do hotel.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Viagem