Topo

Conheça os destinos para intercâmbio mais procurados pelos brasileiros

Do UOL

05/09/2019 17h40

Estudantes não estão abrindo mão do sonho de realizar um intercâmbio mesmo com um cenário econômico pouco positivo. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (BELTA), a quantidade de brasileiros fazendo intercâmbio triplicou em uma década, indo de 85 mil em 2007 para pouco mais de 246 mil no último ano.

Com esse cenário, um levantamento realizado pelo Quero Bolsa apontou o crescimento na procura por países com custo mais baixo. Confira abaixo os dez destinos mais procurados por brasileiros no momento do intercâmbio:

1 - Canadá

Vancouver, Canadá  - Reprodução  - Reprodução
Vancouver, Canadá
Imagem: Reprodução

O destino mais procurado atualmente é o país de cidades como Vancouver, Toronto e Montreal. O que mais atrai intercambistas é o baixo custo, uma boa qualidade de vida, belezas naturais e possibilidade de imigração. Outra característica que agrada muito os viajantes é a vida urbana.

2 - Estados Unidos

Nova York, nos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nova York, nos Estados Unidos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A grande preferência aqui é para cidades como Nova York, Fort Lauderdale, Miami, San Diego, San Francisco, Chicago e Boston. Os locais atraem intercambistas principalmente pela localização, estilo de vida, clima, entretenimento e atrações turísticas.

3 - Inglaterra

Londres, Inglaterra - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Londres, Inglaterra
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

Em terceiro lugar no ranking de preferências aparece a terra de regiões como Londres, Liverpool, Cambridge e Manchester. Assim como os Estados Unidos, atrações turísticas culturais e a vida noturna é o que mais atrai os interessados no intercâmbio, além de conseguir viajar para outros países da Europa.

4 - Ilha de Malta

Ilha de Malta - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ilha de Malta
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Estudar inglês em Malta é uma das melhores opções para quem quer gastar pouco, conhecer uma parte da Europa, curtir praias, sol e vida noturna. No continente europeu, sua localização estratégica no meio do Mar Mediterrâneo fez com que os costumes da ilha fossem influenciados por povos árabes, franceses, italianos e ingleses.

5 - Irlanda

Dublin, na Irlanda  - Getty Images - Getty Images
Dublin, na Irlanda
Imagem: Getty Images

Cada vez mais buscada por intercambistas, a Irlanda é o destino escolhido por muitos estudantes que desejam aperfeiçoar o inglês e ter a experiência de conhecer um país rico culturalmente. O destino atrai pelo baixo custo, beleza natural, grandes possibilidades de emprego e, assim como a Inglaterra, facilidade para viajar para outros países do continente europeu.

6 - África do Sul

Cidade do Cabo, Africa do Sul - Pexels/Creative Commons - Pexels/Creative Commons
Cidade do Cabo, Africa do Sul
Imagem: Pexels/Creative Commons

Se o intercambista está procurando um país com uma história fascinante, belíssimas paisagens, um povo acolhedor e um baixíssimo custo de vida, a África do Sul é a escolha certa. A Cidade do Cabo é a segunda cidade mais populosa do país e a sexta que mais recebe intercambistas no mundo.

7 - Austrália

Sydney, na Austrália  - Getty Images - Getty Images
Sydney, na Austrália
Imagem: Getty Images

A terra dos cangurus possui belas paisagens, povo amigável, agito e esportes radicais. Para quem se encaixa nesse perfil deve se programar e fazer um bom planejamento de seu intercâmbio, já que esse destino não está entre os mais acessíveis. A viagem no estilo "mochilão" é indicada para a Austrália.

8 - Nova Zelândia

Estrada na Nova Zelândia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Estrada na Nova Zelândia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Assim como a Austrália, a Nova Zelândia conta com paisagens naturais famosas e de tirar o fôlego. Além disso, o país é conhecido pelos esportes aquáticos. A hospitalidade e as políticas governamentais que incentivam o trabalho estrangeiro são outros atrativos para os intercambistas.

9 - Escócia

Edimburgo, na Escócia - VisitBritain/VisitScotland - VisitBritain/VisitScotland
Edimburgo, na Escócia
Imagem: VisitBritain/VisitScotland

Ao escolher o intercâmbio por Edimburgo, o viajante vai descobrir um belo visual da cidade, com rochedos pré-históricos, áreas arborizadas e uma série de edifícios que vão desde os castelos feudais até museus de arte. Para quem pretende viajar para o país, deve-se lembrar, entretanto, que, além do inglês, falam outros idiomas como scots e gaélico escocês.

10 - Argentina

Calle Florida, em Buenos Aires - diegograndi/Getty Images - diegograndi/Getty Images
Calle Florida, em Buenos Aires
Imagem: diegograndi/Getty Images

Nosso país vizinho é cheio de cidades que valem a pena a visita, além de paisagens diferentes e uma gastronomia imperdível. Tendo o espanhol como principal idioma, o intercâmbio vale para quem quer aprimorar a língua e desfrutar de uma boa qualidade de vida a preços bem mais acessíveis em cidades como Buenos Aires, Cordoba ou Mendoza.