Topo

Praia da Grécia tem areia cor-de-rosa em cenário deslumbrante

Paisagem da praia de Elafonisi, na Grécia - iStock
Paisagem da praia de Elafonisi, na Grécia Imagem: iStock

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/08/2019 04h00

Na Grécia, a ilha de Santorini é famosa por causa de suas românticas casinhas brancas. Já Mykonos atrai turistas com paisagens banhadas por um fascinante mar azul.

Mas, ao visitar o país europeu, que tal curtir uma orla que exibe areia cor-de-rosa?

Lá fica a praia de Elafonisi, com parte de sua superfície coberta por uma areia com tonalidades de rosa, que contrasta lindamente com a água azul-turquesa do oceano.

Na praia de Elafonisi, a areia com tonalidades de rosa se encontra com o mar azul-turquesa - Gatsi/Getty Images/iStockphoto - Gatsi/Getty Images/iStockphoto
Na praia de Elafonisi, a areia com tonalidades de rosa se encontra com o mar azul-turquesa
Imagem: Gatsi/Getty Images/iStockphoto

O fenômeno acontece por causa da presença, no local, de fragmentos de conchas rosadas que existem na região.

Não se trata, porém, de um terreno completamente "pink": os trechos rosados têm, em sua maioria, tom pastel e se concentram na área de encontro do mar com a areia. E sua intensidade varia ao longo do ano (há relatos de pessoas que não encontraram a visão rosa quando chegaram lá).

Os matizes da cor rosa se concentram na área de encontro do mar com a areia - lucianbolca/Getty Images/iStockphoto - lucianbolca/Getty Images/iStockphoto
Os matizes da cor rosa se concentram na área de encontro do mar com a areia
Imagem: lucianbolca/Getty Images/iStockphoto

A praia é extremamente popular entre turistas e, especialmente nas épocas mais quentes do ano, pode ficar bem lotada.

O mar, por sua vez, oferece um ambiente calmo para o visitante passar boa parte do dia dentro da água se refrescando das altas temperaturas que, principalmente no verão, tomam conta desta região da Europa.

E Elafonisi ainda exibe outras belezas da natureza, com sua paisagem composta por dunas, árvores e diversas espécies de pássaros.

Elafonisi pode ser visitada a partir da cidade de Chania, na ilha de Creta - Aleh Varanishcha/Getty Images/iStockphoto - Aleh Varanishcha/Getty Images/iStockphoto
Elafonisi pode ser visitada a partir da cidade de Chania, na ilha de Creta
Imagem: Aleh Varanishcha/Getty Images/iStockphoto

A praia fica a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de Chania, um dos mais importantes centros urbanos da ilha grega de Creta.