Topo

Recife de barco: passeio traz as paisagens mais "instagramáveis" da cidade

As embarcações passam ao lado de lindas áreas históricas do centro de Recife - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours
As embarcações passam ao lado de lindas áreas históricas do centro de Recife Imagem: Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

01/01/2018 04h00

Recife tem um dos centros históricos mais interessantes e fotogênicos do Nordeste: são pontes, canais e edifícios históricos que se juntam em uma paisagem cativante e altamente "instagramável". E a boa notícia é: esse cenário pode ser admirado em passeios de catamarã (embarcação com dois cascos, que se destacam pela estabilidade e velocidade) pelas águas que cortam o coração da capital pernambucana. 

Os tours começam a partir de píeres que ficam na frente da Praça do Marco Zero (um dos principais cartões-postais da cidade) e ao lado do restaurante Catamaran, também na região central recifense. Embaladas por músicas de celebrados artistas pernambucanos (como Chico Science & Nação Zumbi, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Luiz Gonzaga), as embarcações, que comportam mais de 100 pessoas, entram no rio Capibaribe e imergem os turistas em um ambiente que mistura mangues, arranha-céus modernos e edifícios centenários nas margens deste curso d'água. 

Do catamarã, turistas admiram Parque das Esculturas Francisco Brennand - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours
Do catamarã, turistas admiram Parque das Esculturas Francisco Brennand
Imagem: Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours

Do catamarã, o público vê as três ilhas que compõem esta área central do Recife (Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista), além de passar embaixo de cinco pontes que cruzam as águas da região. Um guia, por sua vez, trata de explicar a história por trás de muitas das paisagens que surgem no horizonte. 

Foi aqui que, no século 17, Maurício de Nassau, na época líder de domínios holandeses no Nordeste do Brasil, teria usado cordas e roldanas para fazer um boi empalhado "voar" sobre uma ponte recém-inaugurada. Muitas pessoas pagaram para ver esta façanha e ele conseguiu juntar uma enorme verba com o espetáculo (e criou um dos episódios mais famosos da história de Pernambuco).

As pontes do centro de Recife são atrações do tour de catamarã - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours
As pontes do centro de Recife são atrações do tour de catamarã
Imagem: Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours

Ao passar embaixo de cada ponte, os turistas são incentivados pelo guia da embarcação a fazer um pedido. Muita gente, entretanto, se mostra mais preocupada em bater fotos da arquitetura das obras: a ponte Princesa Isabel, por exemplo, cujas linhas se integram ao lindíssimo casario antigo da rua Aurora, localizada às margens do Capibaribe, é uma das estrelas do passeio. 

E outros monumentos aparecem no horizonte: estão lá o edifício da prefeitura de Recife (cuja lateral atualmente exibe uma gigantesca e colorida pintura de Luiz Gonzaga feita pelo artista paulistano Eduardo Kobra), o Teatro de Santa Isabel (com estilo neoclássico e inaugurado no século 19) e o belo edifício da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O centro de Recife é marcado por coloridas e fotogênicas construções - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours - Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours
O centro de Recife é marcado por coloridas e fotogênicas construções
Imagem: Rodrigo Cavalcanti/Catamaran Tours

O Parque das Esculturas Francisco Brennand, com diversas obras do famoso artista pernambucano Francisco Brennand, também pode ser admirado no tour. 

O passeio de catamarã costuma ser realizado em diferentes horários do dia. Vale a pena fazer o trajeto no final da tarde, quando quase sempre é possível curtir um pôr do sol fantástico sobre Recife. Mais informações: www.catamarantours.com.br/passeio-abrir.php?idRoteiro=67

Mais centrão de Recife
Antes ou depois do tour com o catamarã, não deixe de explorar a região do centro histórico da capital pernambucana, que abriga cartões-postais como a colorida e linda rua do Bom Jesus, o Forte das Cinco Pontas (erguido no século 17), o frenético Mercado de São José (com uma estrutura de ferro pré-fabricada, trazida da Europa) e o Pátio de São Pedro, cercado por sobrados de estilo colonial. 

E vale lembrar que Olinda, uma das mais lindas cidades históricas do Brasil, fica bem perto de Recife. 

Casario da Rua da Aurora marca a paisagem do Recife - Divulgação/Turismo Pernambuco - Divulgação/Turismo Pernambuco
Casario da Rua da Aurora marca a paisagem do Recife
Imagem: Divulgação/Turismo Pernambuco