Topo

Meu Cabelo Tem História

"Quando cortei a franja, encontrei o meu estilo", diz Bárbara Sassi. Veja como lidar com cachos, franja e o "day after"

Mais Meu Cabelo Tem História
1 | 25
Siga a Universa no

de Universa

04/02/2021 04h00

Bárbara Sassi sempre teve cabelo cacheado e isso não foi um problema durante a sua infância. Mas na pré-adolescência começou a guerra com os cachos. "Eu passei a odiar o meu cabelo", conta a estilista, hoje com 26 anos.

"As minhas referências eram as divas do pop — Avril Lavigne, Pitty, de cabelos super lisos. Então o meu jeito de cuidar ela alisando", diz.

O processo de autoconhecimento foi acompanhado pelo resgate da autoestima. Aos poucos, Bárbara teve vontade de deixar o cabelo crescer e deixá-lo natural. Para isso, precisou se livrar da química. "Foi a primeira vez que tive um corte realmente curto. Mas eu adorei."

No processo de descoberta dos cortes adequados para o seu tipo de cabelo, foi encontrando o seu estilo. "Fomos cortando mais repicado em cima, para deixar mais armado", conta. Mas a grande descoberta foi a franja — algo que não é tão intuitivo em quem tem fios cacheados. "Na hora eu percebi que tinha encontrado o meu estilo. Aquilo estava a minha cara!", diz.

O dia a dia com franja, no entanto, tem seus altos e baixos. Nos dias em que a franja e o cabelo amanhecem amarrotados e sem forma, Bárbara faz o tratamento de "day after". "Com um borrifador, umedeço o cabelo com uma mistura de água e creme. Depois amasso com a mão, para ir devolvendo forma aos cachos."

Quando isso não resolve, ela lança mão de seus muitos penteados que seguram com muito estilo um dia de bad hair day.

Anote o passo a passo:

Rabo alto

  1. Prenda todo o cabelo em um rabo bem alto. O segredo é puxar muito a parte de trás, para que todo o cabelo faça um volume na parte da frente
  2. Use spray fixador para segurar o penteado, especialmente na parte de trás. "O volume cria a sensação de mais franja", diz Bárbara.

Presilhas

  1. Divida o cabelo ao meio, com precisão
  2. Separe a parte da frente, numa faixa que vai de orelha a orelha
  3. Passe um gel nessas duas mechas da franja, para fixá-las
  4. Coloque essas mechas para trás das orelhas. "A ideia é que o armadão do cabelo ganhe destaque", diz.
  5. Use presilhas para dar uma hypada no visual

Meu Cabelo Tem História