Topo

Miss Inglaterra terá pela primeira vez candidata com véu muçulmano na final

Sara Iftikhar - Reprodução/Instagram/saraiftikhar
Sara Iftikhar Imagem: Reprodução/Instagram/saraiftikhar

da RFI

04/09/2018 16h31

Pela primeira vez, uma jovem de religião muçulmana vai competir nesta terça-feira (4) usando um véu na final do concurso de beleza Miss Inglaterra.

Sara Iftekhar, uma estudante de direito de 20 anos, vai competir com 49 outras jovens na final, que será realizada em Newark-on-Trent, no centro da Inglaterra. Eleita Miss Huddersfield 2018, a concorrente disse estar orgulhosa de ser a primeira mulher com véu a chegar à final.

Veja também

"Sou uma garota normal e todos nós temos as mesmas chances neste concurso", disse ela à imprensa local. "Eu sou como as outras candidatas. Participo do Miss Inglaterra 2018 para mostrar que a beleza não tem definição", escreveu a jovem em sua conta no Instagram. "Cada pessoa é bonita à sua maneira, independe de seu peso, raça ou cor", continuou. "Se eu quiser me cobrir e me vestir modestamente, por que isso seria um problema?", questionou.

Segundo a porta-voz do evento, Angie Beasley, “isso mostra que o concurso representa a Inglaterra de hoje". Já a ativista feminista Iqra Choudhry declarou que o fato de Sara ter chegado na final do concurso “deve ser saudado pela comunidade muçulmana e as mulheres em geral".

O Reino Unido tem mostrado cada vez mais abertura no que diz respeita à inclusão. Em abril deste ano, a americana Halima Aden se tornou a primeira modelo com um hijab a estampar a capa da revista Vogue britânica.

Entre as outras competidoras do Miss Inglaterra, está Sophie Hall, uma jovem que tem cicatrizes no braço e no ombro depois de sofrer um ataque com ácido em 2017.