Conteúdo publicado há 1 mês

Ginecologista do PR é indiciado por 34 crimes de violação sexual

Um médico ginecologista do Paraná foi indiciado por 34 crimes de violação sexual mediante fraude.

O que aconteceu

O homem foi preso no dia 11 de março após a denúncia de 8 vítimas. Desde então, o número de mulheres que procuraram a polícia e apresentaram denúncias contra ele subiu para 43.

Foram constatados 58 crimes, que aconteceram entre 1998 e 2023. Parte dos casos já estava prescrita, por isso há uma diferença entre o número de denúncias e de crimes pelos quais ele foi indiciado. Polícia Civil do Paraná concluiu o inquérito e encaminhou o indiciamento ao Ministério Público.

Comportamento do médico era sempre o mesmo. Nas consultas, o ginecologista sugeriria às pacientes a realização de um exame e, neste momento, aconteciam os abusos, segundo explicaram os delegados responsáveis pelo caso.

Inquérito se baseou no depoimento das vítimas, de testemunhas e em uma troca de mensagens. Segundo a polícia, na conversa entre uma das vítimas e o suspeito, a mulher registra o incômodo com o atendimento e afirma que trocará de médico e ele desconversa.

Suspeito afirma que é inocente. O médico diz que sempre era acompanhado por uma enfermeira nos atendimentos e que as acusações são infundadas.

O Conselho Regional de Medicina no Paraná disse que irá instaurar procedimento para apurar as denúncias. O órgão informou que o processo irá tramitar em sigilo e que o médico tem registro de especialidade em ginecologia e obstetrícia e área de atuação em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Como denunciar importunação sexual

No Brasil, todo ato sexual sem consentimento é crime. Toques sem permissão, passadas de mão, encoxadas, tentativas de beijo forçado e também casos em que há masturbação ou ejaculação diante da vítima são considerados importunação sexual.

Continua após a publicidade

A lei, em vigor desde setembro de 2018, define como crime qualquer ato libidinoso praticado contra alguém e sem a sua anuência. A pena é de 1 a 5 anos de reclusão.

A diferença com relação ao estupro é que, neste, há violência ou grave ameaça. E é considerado estupro de vulnerável — crime ainda mais grave — todo ato libidinoso com menores de 14 anos ou com quem, "por enfermidade ou deficiência mental, não tem o discernimento para a prática do ato, ou não pode oferecer resistência". No assédio sexual, é preciso haver relação hierárquica.

Caso a vítima tenha sofrido violência sem ferimentos graves, ela pode recorrer imediatamente a Delegacia da Mulher, se existir essa unidade em seu município, ou a delegacia de Polícia Civil, para registrar o boletim de ocorrência.

É indicado reunir testemunhas e apontar eventuais câmeras de segurança, se houver. Mas, como muitas vezes o crime não fica registrado e nem é visto por mais ninguém, a palavra da vítima é considerada suficiente para fazer o registro.

Disque 190

Deve ser acionado em caso de flagrante ou em que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento.

Continua após a publicidade

Disque 180

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas. A ligação é gratuita, anônima e disponível em todo o país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes