Conteúdo publicado há 3 meses

Cris Fibe: Alexandre Correa segue 'cartilha do abusador' com Ana Hickmann

Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann, adota uma postura comum entre abusadores ao tentar inverter os papéis de vítima e agressor e fazer a apresentadora parecer culpada no caso de violência doméstica. A análise é da colunista de Universa Cris Fibe, em participação no UOL News da manhã desta quarta-feira (29).

Alexandre veio dizer que Ana Hickmann bebeu naquele dia, que ela tomou uma garrafa de vinho tinto, embora estivesse um calor de 40ºC e que, por isso, ela estaria alterada.

Esse discurso é um discurso comum do algoz, do abusador, de tentar virar o jogo e colocar essa mulher na posição de mulher agressora, da mulher violenta.

A estratégia que o Alexandre Correa está usando é uma estratégia tão do senso comum que ela também tem nome: darvo. Vem do ingles deny, attack and reverse [negar, atacar e reverter]. (...) A estratégia é negar, depois atacar —ela bebeu, ela tá mentindo, ela que foi agressiva— e aí reverter a posição de vítima e agressor, que é o passo que ele está dando agora com [o pedido de] alienação parental. Isso é uma cartilha do abusador. Muitos homens fazem.

O que aconteceu

Pedido de divórcio pela Lei Maria da Penha foi negado. O juizado da 1ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Itu negou pedido da apresentadora para que o processo seguisse com base na lei —o que, em teoria, aceleraria a separação do casal. "Trata-se de questões de alta complexidade e especialidade, que ultrapassam os limites e parâmetros circunscritos à competência criminal ou atinente ao rito de celeridade das causas envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher", diz um trecho da decisão, a qual Splash teve acesso. Os autos foram remetidos para a Vara da Família e Sucessões de Itu.

"Dei entrada pela Maria da Penha. A lei está aí para nos proteger. Foi criada por conta de uma mulher que foi vítima disso e tantas outras que também foram vítimas. A lei, que é cada vez mais forte, me protegeu"
Ana Hickmann em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record

Splash entrou em contato com a assessoria de Ana, que respondeu: "O processo está sob segredo de justiça. A Ana Hickmann já prestou os seus esclarecimentos e confia na condução do caso pela justiça."

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes