Topo

Opinião: 'Fala de Dallagnol é agressiva e reforça violência contra mulher'

Colaboração para Universa, em Florianópolis (SC)

30/05/2023 16h27

Em participação no programa "Roda Viva", da TV Cultura, na noite de segunda-feira (30), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi questionado sobre o projeto de lei das fake news e usou como exemplo um posicionamento machista para se opor à proposta.

Dallagnol citou uma situação em que um religioso seria filmado falando sobre a Bíblia e sobre colocar a mulher em uma posição de submissão perante o homem. Se esse vídeo fosse para as redes com a lei valendo, seria derrubado, e considerou isso censura. "Não importa se você concorda ou não com isso, se eu concordo ou não, o que importa é que isso está na Bíblia e que isso feriria aquela cláusula específica sobre igualdade de gênero", disse.

Durante o Sem Filtro de hoje (30), Semayat Oliveira criticou o posicionamento do ex-deputado e destacou que existem diferentes interpretações para a Bíblia. Há, inclusive, muitos religiosos que contestam o posicionamento de Dallagnol de submissão da mulher.

Um primeiro ponto a observar na fala do deputado é partir do princípio de que a opinião dele não é absoluta e nós temos outras opiniões sobre como a mulher é tratada na Bíblia. Muitas pessoas dizem que a Bíblia é uma questão de interpretação. Semayat Oliveira

'PL é uma proposta coletiva, e Dallagnol traz uma experiência pessoal', diz Semayat

Ainda durante o Sem Filtro, Semayat destacou a importância do projeto de lei das fake news como uma proposta coletiva que visa responsabilizar as empresas de tecnologia pelas informações que circulam nas redes. Ela afirmou que Dallagnol, por outro lado, utilizou uma experiência muito pessoal para se opor ao PL.

Essa é uma experiência completamente individual e, quando falamos do PL, estamos trazendo uma regulamentação e uma proposta coletiva, ou seja, hoje nós sabemos que a internet é como se fosse uma terra de ninguém, e as big techs tem pouquíssimas responsabilidades sobre o que acontece e as informações que circulam. A gente não pode usar uma experiência pessoal para combater uma proposta que está colocada para o coletivo. Semayat Oliveira

Semayat: 'Ideia de submissão ao homem submetem mulheres a violência doméstica'

Além de criticar o fato de o ex-deputado priorizar sua experiência pessoal em detrimento do coletivo, Semayat também alertou para o fato de que a ideia da submissão das mulheres está intimamente ligada a casos de violência doméstica.

Essa ideia de que o homem é superior e detentor do corpo da mulher é o que muitas vezes coloca as mulheres em situação de violência. É uma fala agressiva que reforça uma cultura de violência contra a mulher e, em última instância, pode ocasionar uma violência física. Semayat Oliveira

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Dá pra ser multado pela roupa que se usa dentro de casa? 'Vizinho que desvie o olhar', responde Fibe

Programa falou sobre casos de mulheres que são criticadas, advertidas e multadas pelas roupas que usam dentro de casa.

Rita Lee fala de medo da morte em autobiografia: 'A despedida é muito dolorida,' comenta Semayat

Cantora narra descoberta do câncer e tratamento contra a doença em livro póstumo.

Manu Gavassi fala sobre ser citada em livro de Rita Lee: 'Feliz de ter existido no mesmo período'

Cantora é citada por Rita Lee em livro como um dos nomes da nova geração que lhe prestam homenagem.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: