Topo

'Me elogiam muito': acima dos 60, elas superam etarismo com foto de biquíni

Além de biquíni, Verônica Scavone, 68 anos, já fez até ensaio de lingerie - Acervo pessoal
Além de biquíni, Verônica Scavone, 68 anos, já fez até ensaio de lingerie Imagem: Acervo pessoal

Roseane Santos

Colaboração para Universa, no Rio de Janeiro

29/09/2022 04h00

Apesar das conquistas com relação aos direitos das mulheres, um preconceito bem comum é o etarismo — a discriminação contra pessoas mais velhas, que tenta ditar como idosos devem ou podem se portar. E ok, esse preconceito também pode acontecer com os homens mas ainda é mais comum a ideia de que mulheres não podem usar algumas peças de roupa ou cortes de cabelo. Ainda mais se mostram mais o corpo.

Todo dia, mais mulheres acima dos 60 questionam os padrões antigos e enfrentam o etarismo, ressignificando o que é envelhecer. Se até pouco tempo atrás era estranho mulheres mais velhas usarem biquíni na praia, Marilda, Verônica e Célia são exemplos de que não há idade para se sentir bem consigo mesma e nem roupa certa — ou errada— para vestir em seus momentos de lazer. Elas ainda fazem questão de compartilhar nas redes sociais esses momentos e acabam virando exemplo para outras mulheres.

"Me surpreendi porque me elogiaram muito"

"Confesso que primeiro fiquei com receio de ser criticada e das pessoas acharem que eu estava me expondo, sendo ousada demais, porque não é muito comum uma pessoa usar biquíni pequeno como eu faço e muito menos postar nas redes sociais. Só que me surpreendi, porque me elogiaram muito."

Minha família nunca se importou que eu como modelo posasse de biquíni e postasse nas redes sociais. Mulheres que não conhecia escreveram que me admiraram e que eu servia de exemplo para elas.

Marilda usa seus biquínis com muita liberdade - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Marilda ficou com receio de críticas nas redes sociais, mas foi superelogiada
Imagem: Acervo pessoal

Recebi cantadas de homens que não conhecia e de pessoas que já não tinha contato há muito tempo. Tiveram também comentários indiscretos que excluí e gente que insistiu tanto que queria me conhecer que precisei bloquear." Marilda Mandele, modelo, 60 anos, divorciada e com quatro filhos e uma neta.

"Fiz até um ensaio fotográfico de lingerie"

"Eu dou aulas de passarela para um curso de modelos e a primeira vez que desfilei de biquíni fiquei muito nervosa. Estava me sentindo baixinha, com corpo feio, tudo parecia horrível. Só que minha filha falou que estava bem e tirei esses pensamentos da cabeça, resolvi colocar a foto de biquíni na internet. Meu marido e meus filhos sempre me apoiam em tudo. Afinal, se vou assim para a praia, é natural dividir esse momento.

Verônica não tem vergonha de usar biquini na praia - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Verônica não tem vergonha de usar biquini na praia
Imagem: Acervo pessoal

Muita gente me elogiou e minhas alunas de passarela ficaram mais seguras. Alguns engraçadinhos tentaram falar besteira, mas não bola e bloqueio na mesma hora. Depois disso, eu fiz até um ensaio fotográfico de lingerie. Vou participar de um desfile em um shopping usando biquíni e está tudo bem." Verônica Scavone, 68 anos, casada, mãe de um casal de filhos. modelo e consultora de imagem.

"Chegando aos 80 de biquíni"

"Sempre cuidei muito da minha saúde e do meu corpo, sempre me senti uma mulher sensual. Isso fruto de foco e dedicação a mim mesma.

Usar biquíni tem uma conotação positiva para mostrar às mulheres em geral que idade é um ganho, um prazer, se gosta de usar um biquíni, uma roupa que lhe aqueça a alma, por que evitar essa alegria? Por mero preconceito.

Nunca fui criticada por isso e sim elogiada. Aos 60, estava me sentido gatíssima! Hoje, aos 79, sigo me sentindo uma mulher muito interessante e sou elogiada sempre.

Célia de biquíni na praia - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
'Aos 20 anos de idade prometi a mim mesma que nunca usaria maiô', diz Célia
Imagem: Acervo pessoal

Certa vez, participei de um curso de modelos e já com mais de 70 anos, aconteceu um evento para que desfilássemos moda praia. As alunas escolheram maiô inteiro, por opção. Eu estava tímida, pois estar na passarela de biquíni é bem diferente do que na praia. Mas aos 20 anos de idade prometi a mim mesma que nunca usaria maiô. Então, venci a timidez, usei um biquíni vermelho e ficou muito bonito." Célia Barreto, advogada e escritora, 79 anos, mãe de 4 filhos, autora do livro "Como estar bem e bonita, dos 12 aos 80... (ou mais...)" (Scortecci)