Topo

Primeira-dama da Ucrânia diz que resistência do país 'tem rosto feminino'

A primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska ao lado do marido, o presidente Volodymyr Zelensky - Reprodução/Instagram @olenazelenska_official
A primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska ao lado do marido, o presidente Volodymyr Zelensky Imagem: Reprodução/Instagram @olenazelenska_official

Luiza Souto

De Universa

02/03/2022 11h33

Ativista pelos direitos das mulheres, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, 44 anos, escreveu em sua página no Instagram que a resistência contra a invasão da Rússia ao país há uma semana tem rosto particularmente feminino. A arquiteta e roteirista, que é casada com o presidente Volodymyr Zelensky, postou uma série de imagens de mulheres, observando o impacto que elas estão causando no país, seja na linha de frente ou na comunidade.

"Antes da guerra, uma vez escrevi que existem dois milhões de mulheres a mais na Ucrânia do que homens. As estatísticas são essas. E agora têm um significado totalmente novo", escreveu Zelenska.

"Porque isso significa que nossa resistência atual tem um rosto particularmente feminino. Minha admiração e reverência a vocês, compatriotas incríveis!"

Num longo texto, Olena presta homenagem não somente às que lutam na guerra, mas às que "curam, salvam, alimentam, e continuam a fazer o seu trabalho habitual —nas farmácias, nas lojas, nos transportes, nas utilidades, para que a vida dure e vença".

Contrária à candidatura do pai de seus dois filhos à presidência do país, há três anos, Olena abraçou totalmente seu papel como primeira-dama no cenário global acompanhando o parceiro em seus compromissos e usando sua influência e posição para defender causas como nutrição infantil e igualdade de gênero.

Em 2019, por exemplo, ela iniciou campanha para a adesão da Ucrânia à Parceria de Biarritz, que estimula membros do G7 a adotarem e implementarem estruturas legislativas progressivas para a igualdade de gênero. O grupo é formado por Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

No ano seguinte o país tornou-se membro da Parceria Biarritz pela Igualdade de Gênero, ato comemorado nas redes pela ONU (Organização das Nações Unidas).

"Este é um passo importante para a Ucrânia e a UNICEF orgulha-se de continuar a trabalhar em conjunto com a primeira-dama Olena Zelenska para garantir a igualdade de oportunidades", lê-se na conta da organização no Twitter.

Também na sua rede, a primeira-dama escreveu que não vai se refugiar e ficará ao lado do marido. "Meus filhos olham para mim, estarei com eles e ao lado do meu marido. E contigo. Amo você! Eu amo a Ucrânia!", declarou, na legenda que acompanha uma imagem da bandeira ucraniana. Olena é mãe de Aleksandra, de 17 anos, e Kiril, de 9.