Topo

Pela 1ª vez nos EUA, duas mulheres ficam atrás do presidente no Capitólio

A vice-presidente dos EUA Kamala Harris e a presidente da Câmara Nancy Pelosi aplaudem Joe Biden durante discurso do Estado da União - Saul Loeb - Pool/Getty Images
A vice-presidente dos EUA Kamala Harris e a presidente da Câmara Nancy Pelosi aplaudem Joe Biden durante discurso do Estado da União Imagem: Saul Loeb - Pool/Getty Images

Luiza Souto

De Universa

02/03/2022 09h01

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, duas mulheres sentaram-se atrás de um presidente: na noite desta terça-feira (1), Joe Biden anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, em seu primeiro Estado da União, observado pela vice-presidente Kamala Harris e a presidente da Câmara Nancy Pelosi. O pronunciamento acontece uma vez por ano no Capitólio.

Os dois assentos sempre foram reservados para o vice-presidente e o presidente da Câmara, independentemente da filiação política.

A dupla já tinha feito história no ano passado como a primeira vez em que duas mulheres sentaram atrás do presidente durante uma sessão conjunta na Câmara.

"Senhora presidente, senhora vice-presidente, nossa primeira-dama e segundo cavalheiro", disse Biden no início de seu discurso desta noite.

Na sua fala, o mandatário americano disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está "isolado" após vários dias da invasão à Ucrânia.

"Nós confrontamos as mentiras da Rússia com a verdade, e agora ele [Putin] agiu. O mundo livre está o responsabilizando, com 27 membros da União Europeia. Putin está isolado, mais do que já esteve em qualquer momento", declarou Biden, sendo aplaudido na sequência.

O presidente disse que vai intensificar as sanções, atingindo os oligarcas russos, e anunciou o fechamento do espaço aéreo dos EUA para aviões que saem da Rússia.