PUBLICIDADE

Topo

Mulheres inspiradoras

Quem é a cientista social namorada de presidente eleito do Chile?

Gabriel Boric, presidente eleito do Chile, e a militante feminista Irina Karamanos, sua namorada - Reprodução/Instagram
Gabriel Boric, presidente eleito do Chile, e a militante feminista Irina Karamanos, sua namorada Imagem: Reprodução/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

21/12/2021 13h04

Cientista social e feminista, Irina Karamanos é a namorada do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. Antes mesmo de ele ganhar as eleições no país no domingo (19), ela colocou em xeque o posto de "primeira-dama". Em participação em um programa de TV chilena, Irina foi perguntada sobre como veria a posição — geralmente percebida como "anexa" à do homem que ocupa um cargo público.

"É um cargo que merece ser repensado porque estamos em tempos diferentes, muitas coisas mudaram. Creio que é necessário repensar o poder e as relações que emergem dele", disse Irina em resposta ao apresentador da atração "Las Caras de La Moneda", de um canal de TV popular no Chile.

Irina e Gabriel Boric estão juntos há três anos e, durante a campanha eleitoral, a parceira não ficou tão em evidência. Agora, com o ex-líder estudantil eleito, a imprensa internacional e o público querem saber mais sobre ela. Universa destaca alguns fatos da vida e do ativismo de Irina a seguir.

Irina Karamanos: a cientista social que namora o presidente eleito do Chile

Feminista, Irina tem 32 anos. Do mesmo partido de Boric, o Convergência Social, a cientista social é formada em Antropologia. Já anunciou que não vê muito sentido em assumir o posto de primeira-dama, ideia compartilhada com o companheiro. "Não pode haver cargos no Estado que estejam relacionados ao parentesco com o presidente", declarou Boric.

Irina não tem Instagram público, mas costuma falar no Twitter e em entrevistas, principalmente sobre política. Ela faz parte da Frente Feminista do partido.

Sobre a vitória de Boric, ela compartilhou uma publicação no Twitter:

A emoção é transbordante, muito orgulho e responsabilidade para construir um país justo, digno e diverso. Esta tremenda e bela vitória é feita com milhões de mãos e esperanças. Sigamos juntas e juntos que o que vem é um desafio enorme.

Mulheres inspiradoras