Topo

Flores e plantas podem estimular ou sugar energia da casa. Veja lista

Maryviolet/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Maryviolet/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/09/2021 04h00

Às 16h21 de ontem, 22 de setembro, começou oficialmente a primavera. A chamada estação das flores traz um colorido extra, principalmente ao cenário urbano, e é motivo para abastecer a casa com novas espécies. Nessas horas, uma boa ideia é optar por alternativas que, além de enfeitarem, estimulam a energia positiva da casa e protegem contra as negativas.

Como lembra Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilíbrio, determinadas variedades deixam o ambiente mais harmônico e aconchegante - sem contar, é claro, o fato de ampliarem o contato com a natureza, o que por si só já propaga o bem-estar dentro de casa.

A especialista sugere que, antes de sair comprando qualquer planta ou flor, o ideal é conhecer as propriedades de cada uma delas, entendendo melhor como combinam com cada ambiente, bem como o objetivo que se deseja alcançar.

Para facilitar a escolha, Juliana apresenta, a seguir, opções que ajudam a energizar positivamente a casa. De quebra, ela recorre à técnica de harmonização de ambientes Feng Shui para indicar quais devem ser evitadas, pois podem influenciar a moradia de forma negativa.

Plantas para área interna

Dentro de casa, há diferentes opções naturais que promovem o bem-estar e a calmaria. Ainda estimulam prosperidade e auxiliam na limpeza energética dos moradores. São boas opções:

Suculenta: independente da variedade, tem a ver com resistência e força, assumindo um papel de "proteção" dos ambientes internos.
Lança-de-são-jorge: da mesma família da espada-de-são-jorge (a diferença está no formato das folhas), é tida como "barreira para energias negativas.
Lírio-da-paz: associado à proteção, acredita-se que a planta com flores brancas filtre as energias externas, purifique o ar e elimine pensamentos negativos dos moradores.
Pleomele: também purifica o ambiente, atrai boas energias e reforça a sensação de força e resistência diante de fluidos negativos.
Violeta: a delicada flor de várias cores vai bem em toda a casa, sobretudo na sala e na cozinha, trazendo proteção espiritual para o imóvel e residentes. Também é eficaz contra a inveja. No lado de fora, bloqueia energias densas vindas da rua.

Plantas para área externa

No espaço ao redor do imóvel, é importante focar em plantas de proteção. "Afinal, muita gente pode passar por ali e é melhor optar por aquelas que ajudam na limpeza de negatividade e inveja, evitando que energias ruins entrem em casa", orienta Juliana. Algumas bem-vindas:

Antúrio: associado à prosperidade, também estimula o fluxo energético positivo em todo o terreno.
Espada-de-são-jorge: tem o poder de barrar energias negativas e mau-olhado. Por isso, pode ser adotada no caminho de acesso à casa.
Pata-de-elefante: por apresentar vibrações de equilíbrio, estimula a harmonia no espaço. Ainda instiga a energia da perseverança e da força.
Cacto: a planta é outra que representa força e resistência, protegendo a casa das vibrações ruins.
Peperômia: sua principal função é purificar o ar do ambiente. Também pode ser usada dentro de casa, reforçando a união dos familiares.

5 plantas para evitar ter por perto

Dentro ou fora de casa, melhor deixar bem longe as opções abaixo, segundo o Feng Shui. Como explica a espiritualista Juliana, tais plantas até podem ser adotadas no imóvel, desde que sejam compensadas com a adoção de outras espécies, o que exige uma análise profissional.

Comigo-ninguém-pode: por ser venenosa, tende a espantar as boas energias.
Agave: é capaz de drenar a energia do ambiente.
Coroa-de-cristo: pelo formato associado ao ornamento da história cristã e ao sofrimento, pela religião católica, acredita-se que atraia más energias.
Dama-da-noite: quando em excesso, provoca inquietação e atrapalha o sono entre os moradores.