Após falir duas empresas, ela fatura R$ 22 milhões com franquia de bebidas
A capixaba Brunna Farizel, de 35 anos, sabe bem os reflexos de não contar com um plano de negócios. Após falir duas empresas que abriu com Lucas, seu marido, e com uma dívida de R$ 13 mil na mala, ela usou o que aprendeu nessa fase para estruturar um novo empreendimento, a Splash Bebidas Urbanas, uma rede de franquias de cafeteria. Hoje, a empresa fatura R$ 22 milhões.
"Entrei no mundo do empreendedorismo logo após a faculdade, mas fui na cara e na coragem, sem saber de fato o que era ser uma empresária", conta Brunna a Universa. Segundo ela, isso se refletiu em muitos erros, como alugar um espaço logo no início, sem ao menos entender como funciona o capital de giro. Não sobrava dinheiro para pagar as despesas da empresa.
Por muitas vezes, me senti impotente. Mas não deixei esses sentimentos tomarem conta de mim e persisti.
Ao analisar os cenários e as demandas do mercado, e tendo em mente a importância de um planejamento estruturado — financeiro e pessoal —, o casal decidiu sair do Espírito Santo para morar em São Paulo, já que a capital paulista mostrava mais oportunidades. Brunna lembra que foi um período difícil, pois não havia muito tempo para pensar e estavam vivendo em um local totalmente novo.
"Não tínhamos dinheiro nem para pagar a internet e íamos às lan houses para mandar currículos e tentar encontrar um emprego", diz. A ideia era trabalhar em uma empresa para juntar dinheiro e começar um negócio com mais segurança. "A vulnerabilidade gritou e, por muitas vezes, me senti impotente. Mas não deixei esses sentimentos tomarem conta de mim e persisti", diz.
Em busca de um propósito
Nos dois primeiros meses em São Paulo, Brunna conseguiu um emprego em uma loja conceituada de móveis, onde ficou por nove anos. "Não era exatamente o que eu planejava, mas encarei como o primeiro passo para transformar minha vida financeira", afirma.
Nos últimos três anos de trabalho, já desmotivada com a rotina exaustiva, sem horário para sair e com pouco poder de voz na empresa, decidiu que era hora de repensar a carreira e tirar da gaveta o sonho antigo de ter um negócio próprio. "Na época também fiquei grávida e queria trabalhar com algo que me permitisse ter mais tempo e qualidade de vida", lembra.
Claro que o medo bateu e abrir mão de ótimos salários também foi difícil, mas apenas o dinheiro já não fazia mais sentido para nós.
Como o marido estava envolvido com o mundo das franquias, eles viram ali uma oportunidade, já que queriam ter um negócio que fosse replicável. Com um investimento de R$ 300 mil, procedente de capital próprio e empréstimo, eles montaram a primeira unidade da Splash Bebidas Urbanas, em 2018. "Claro que o medo bateu e abrir mão de ótimos salários também foi difícil, mas apenas o dinheiro já não fazia mais sentido para nós", diz. Eles queriam juntar um propósito no qual acreditavam com um negócio rentável.
Mais segurança e qualidade de vida
Assim, bem diferente dos primeiros empreendimentos, em que o casal pulou de paraquedas, Brunna e Lucas planejaram tudo e estudaram a fundo o mercado, com uma dose extra de jogo de cintura e atrelando seus valores pessoais e o que vislumbravam para suas vidas à nova empresa. Optaram pelo segmento de alimentação, que costuma ser resistente a crises, e desenharam um negócio pautado na praticidade e na qualidade de vida -- para eles e os futuros franqueados.
Compartilhar nossa história foi o grande diferencial para o crescimento.
"Nossa ideia foi criar uma empresa sem depender da sazonalidade, para que o lucro permeasse o ano todo, que garantisse qualidade de tempo e sem a necessidade de um profissional especializado no ramo para tocar a gestão", explica.
Na visão de Brunna, esse modelo é parte do sucesso do negócio. Isso porque as pessoas buscam hoje mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, liberdade de agenda e uma gestão com valores bem definidos. "A operação permite que o franqueado seja dono da sua agenda. E isso atrai muitas pessoas. Temos uma franqueada com três filhos, por exemplo, que queria voltar ao mercado de trabalho, mas sem perder o tempo com as crianças", diz. Situação muito parecida com a de Brunna e Lucas que, hoje, têm duas filhas, uma de três anos e oito meses, e uma de um e oito meses. "Compartilhar nossa história foi o grande diferencial para o crescimento".
Atualmente, a Splash possui 60 unidades, em cidades do Sul, Sudeste e no Distrito Federal. A meta é alcançar 100 contratos até dezembro e, em 2021, expandir para outras regiões, como Norte e Nordeste, e chegar a 300 unidades.
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