Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Gretchen faz 62 anos: 6 motivos que provam por que ela é um ícone atemporal

Gretchen faz aniversário neste sábado (29) - Julia Rodrigues/UOL
Gretchen faz aniversário neste sábado (29) Imagem: Julia Rodrigues/UOL

De Universa, em São Paulo

29/05/2021 13h15

Para as gerações mais antigas, ela é a "rainha do bumbum"; para as mais novas, é a "rainha da internet", título que ganhou de ninguém menos que Katy Perry. Não importa a sua idade, fato é que Maria Odete Brito de Miranda — nossa amada Grethcen — chega hoje aos 62 anos sem deixar a coroa cair.

Desde a década de 1970, quando começou a aparecer na TV, Gretchen construiu uma biografia memorável, com o lançamento dos hits que cantamos até hoje "Freak Le Boom Boom" e "Conga Conga Conga", 18 casamentos, sete filhos e participação em cinco reality shows.

Nos últimos anos, abraçou o movimento LGBTQIA+, do qual seu filho Thammy Mirada faz parte, revelou ter passado por uma série de abusos e distribuiu conselhos amorosos para toda a internet — o que fez tanto sucesso que, agora, cobra por eles.

Neste sábado (29), ela sopra as velinhas. Relembre 6 motivos que tornam Gretchen um ícone atemporal:

Defende pessoas LGBTQIA+ com um jeitinho todo especial

"Não existe dificuldade, existe uma surpresa até entender o que está acontecendo. Depois disso, é só você entender que você ama seu filho independentemente do que ele seja", disse a cantora, em entrevista a Universa, quando questionada sobre a transexualidade do filho, Thammy Miranda.

Gretchen defende com unhas e dentes a família que ele, que é um homem trans, construiu. Prova disso é que, quando o neto Bento nasceu, em 2019, recebeu uma série de ataques, mas a avó não deixou passar em branco: "Estou tendo o prazer de bloquear todas as pessoas que estão falando merda sobre o meu filho e o meu neto. Exijo respeito."

Não satisfeita em participar de 5 reality shows, criou seu próprio

Nos últimos dez anos, Gretchen bateu cartão em tantos reality shows que foi difícil acompanhar: "Troca de Família", "A Fazenda", "Power Couple Brasil", "Duelo de Mães" e "Bancando o Chef".

Não satisfeita, em 2018 ela colocou no ar "Os Gretchens", sua própria versão de "Keeping Up With The Kardashians". O reality que contava a história dos Miranda, incluindo o filho Thammy, a irmã Sula Miranda e o então marido Carlos Marques, foi ao ar no Multishow e só teve uma temporada.

Gretchen durante sua participação no reality "A Fazenda", da Record - Reprodução - Reprodução
Gretchen durante sua participação no reality "A Fazenda", da Record
Imagem: Reprodução

É especialista em relações internacionais. Oui?

Em 2019, Gretchen fez mais pela relação entre Brasil e França do que o Itamaraty inteiro: ela, que vivia em Mônaco, país vizinho à França, gravou um vídeo se desculpando com o presidente francês Emmanuel Macron depois que Jair Bolsonaro (sem partido) endossou piada de cunho machista contra a primeira-dama Brigitte Macron.

"Perdão, presidente Emmanuel Macron. Brigitte Macron é uma ótima mulher e sua história é linda", disse.

Não se calou após anos de violência e abusos

"Sou de uma época de ditadura, onde havia censura, onde a mulher ainda se submetia a ser dependente do homem. Eu sou a própria materialização da resistência contra o machismo. Sou um símbolo de independência: tenho o meu trabalho, sustento os meus filhos e faço o que quero da minha vida", falou, nas redes sociais, no ano passado.

Em 2019, revelou ter vivido numa "cela de ouro" durante relacionamentos abusivos. Um ano antes, contou, no "Programa do Porchat", ter sido vítima de violência doméstica: "Eu tinha vergonha, minha mãe chegava em casa e eu estava de braço roxo, testa roxa, dava respostas idiotas, dizia que bati no armário. Teve um momento que não suportei mais e consegui fugir."

Gretchen, em participação no "Programa do Porchat", em 2018 - Marcus Godoy/Record TV/Divulgação - Marcus Godoy/Record TV/Divulgação
Gretchen, em participação no "Programa do Porchat", em 2018
Imagem: Marcus Godoy/Record TV/Divulgação

Dá conselhos amorosos tão bons de decidiu cobrar por eles

"Não se case virgem" e "toda vez que a gente procura, acaba se iludindo."

Esses são alguns dos conselhos que Gretchen já distribuiu nas redes sociais e em entrevistas. Depois de ter vivido 18 casamentos, ela sabe do que está falando — tanto que, no ano passado, anunciou aos seguidores que daria "consultorias de vida" a quem estivesse disposto a pagar R$ 500 por uma consulta. Universa testou e, durante uma hora, recebeu conselhos da cantora sobre amor, ghosting e vibradores.

Dominou o TikTok mais rápido que muito millennial por aí

Você pode até ter demorado para entrar na onda do TikTok, mas Gretchen, rainha da internet que só ela, entrou de cabeça na rede social da geração Z. Por lá, ela grava dancinhas sozinha, acompanhada e até dá conselhos.

Stalkeadas